Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 11 de Dezembro de 2023 - 05:08

AGRICULTURA

Plantio de soja da safra 2023/2024 é liberado em MT

19 de Setembro de 2023 ás 08h 14min, por G1 MT
Foto por VISÃO NOTÍCIAS

O plantio da soja em Mato Grosso, para a safra 2023/2024, foi autorizada, a partir deste sábado (16), pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os produtores de soja terão até o dia 24 de dezembro para realizar a semeadura da oleaginosa.

O período do vazio sanitário começou no dia 15 de junho e terminou na última sexta-feira (15). O período é caracterizado pela proibição da presença de plantas vivas de soja, cultivadas ou guaxas --germinação voluntária -- com o objetivo de reduzir a população de fungos e atrasar a possibilidade de ferrugem asiática na safra que se inicia.

Os efeitos diretos da ferrugem asiática na soja são o amarelecimento e o bronzeamento das folhas e a queda prematura, impedindo a plena formação dos grãos. Quanto mais cedo ocorre a desfolha, menor é o tamanho dos grãos, e menor o rendimento e qualidade do produto colhido.

Na safra 2022/2023 foram cadastradas 14.024 propriedades com plantio de soja, com área declarada de mais de 10,7 milhões de hectares plantados e o número de 8.461 produtores.