Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 30 de Junho de 2025 - 20:34

AGRICULTURA FAMILIAR

Mulheres do Campo: Moradoras da Gleba Mercedes aprendem a trabalhar artesanato de fibra de bananeira

25 de Junho de 2025 ás 07h 48min, por ASSESSORIA
Foto por ASSESSORIA

Mulheres do Assentamento Wesley Manoel dos Santos, zona rural de Sinop (Gleba Mercedes), receberam, ontem (23), treinamento para trabalhar com artesanato em fibra de bananeira. O curso profissionalizante, com objetivo de incrementar a renda familiar dos assentados, foi desenvolvido e ministrados em parceria de técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e, Cultura, Esporte e Turismo.
 
O curso que visa incentivar a autonomia financeira das mulheres do meio rural, capacita as mulheres do campo para o aproveitamento de materiais naturais e sustentáveis, como a fibra da bananeira, na produção de peças artesanais. A atividade integra a proposta do programa de valorizar os saberes locais, fortalecer a economia familiar e promover o empreendedorismo feminino no campo, além de incentivar o turismo de base comunitária.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Seraffini, o programa Mulheres do Campo tem impactado positivamente dezenas de moradoras do assentamento. “Acreditamos no potencial das mulheres do campo e sabemos que, com qualificação, elas podem transformar realidades. Já levamos informações sobre aposentadoria rural, turismo rural e agora o artesanato em fibra de bananeira, que vem ao encontro do que o programa propõe: gerar renda com criatividade, sustentabilidade e identidade local”, destaca.
 
A capacitação é gratuita e conduzida pela agrônoma e artesã, Beatryz dos Santos. O programa Mulheres do Campo foi lançado em março desse ano, é uma das iniciativas que integram a política pública de fortalecimento da agricultura familiar e do turismo em Sinop.
 
“Nosso intuito é fortalecer o turismo rural e o turismo de base comunitária, de uma forma muito objetiva e simples, mostrando para a comunidade que é possível trabalhar com o turismo, aproveitando tudo que elas já realizam dentro das suas propriedades, agregar valor, agregar experiências para os visitantes” enfatizou a diretora de turismo e turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.
 
A Prefeitura de Sinop planeja estender o projeto Mulheres do Campo, à outras comunidades rurais da cidade.