Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 12:55

AGRICULTURA

Dorner lança 1ª Semana da Agricultura Familiar e destaca importância do setor

26 de Julho de 2022 ás 10h 50min, por Vanessa Kienen
Foto por ASSESSORIA

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) lançou, ontem (25), a 1ª Semana da Agricultura Familiar, que tem como objetivo fortalecer, incentivar e ampliar o acesso às ações de apoio à agricultura familiar. “A semana já está no calendário de eventos do município. Estamos buscando fortalecer o setor e apoiar nossos pequenos e grandes produtores”, destacou o gestor. A abertura do evento ocorreu, nesta manhã, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a participação de membros do Executivo, Legislativo e sociedade civil. 

Como parte da programação, foi realizada a entrega de títulos aos assentados da Gleba Mercedes. “Uma destas ações é a entrega de títulos da Gleba Mercedes. Há moradores que esperaram por esses documentos há vários. Isso é caso inédito. Nenhum governo do passado fez. Jogou o pessoal dentro das áreas e não deu assistência alguma. Hoje quem dá assistência é a prefeitura, junto com o Governo Federal”, reforçou o chefe do Executivo Municipal. 

Jair Narciso, que aguardava desde 1997 a documentação, foi um dos proprietários atendidos no evento. “Depois de muita angustia até esse momento, estamos recebendo hoje o tão sonhado título, foi difícil”, pontuou o morador. 

Além da entrega dos títulos aos moradores da Gleba Mercedes, que já está com um bom percentual de titulação concluída, hoje também foi feito o lançamento da Feira da Família, que será realizada a partir de agosto nas manhãs de domingo e, do aplicativo da agricultura familiar. “O aplicativo vai proporcionar a aquele pequeno agricultor, que não tem como ter um e-commerce, de ter um marketplace, de comercializar o seu produto através de uma plataforma da Prefeitura Municipal de Sinop”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, ao ressaltar a preocupação do prefeito Roberto Dorner, desde o início da gestão, na prestação de todos os tipos de apoio ao pequeno agricultor.

A Semana da Agricultura Familiar é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC)  e será realizada até sexta-feira (29), gratuitamente. Confira a programação completa:

Terça-feira (26) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)
8h às 9h30 - Visita à horta comunitária
9h30 às 11h - Alternativa de alimentação para bovinos no período da seca;

Quarta-feira (27) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)
8h às 9h30: Sanidade apícola

Quinta-feira (28) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)
8h às 9h30: Agroecologia e agricultura familiar;
9h30 às 11h: Plantas alimentícias não convencionais;

Sexta-feira (29) - Local: Auditório da Secretaria de Administração (Rua das Avencas, 1481)
8h às 9h30: Associativismo e cooperativimsmo como estratégias de fortalecimento da agricultura familiar;
9h30 às 11h: Turismo rural na agricultura familiar.