Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 13:05

"A NOSSA CIDADE SE DESPEDAÇOU"

“Não consigo mais dormir”, diz voluntário em Brumadinho

31 de Janeiro de 2019 ás 07h 50min, por DO METRÓPOLES
Foto por Igo Estrela/Metrpoles

Com macacões brancos, galochas e máscaras, homens e mulheres aguardam, embaixo da sombra de uma árvore, a chegada de mais um corpo em Brumadinho.

 

De forma coordenada, o grupo de voluntários se aproxima da rede deixada pelo helicóptero, pega a maca e leva mais uma vítima para as tendas improvisadas no quintal da pequena igreja Nossa Senhora das Dores. Um rabecão fica de prontidão e só parte para Belo Horizonte com a lotação máxima de quatro corpos.

O árbitro de futebol Warlem Luiz Pinto, 38 anos, é um dos moradores que têm a difícil função de transportar as vítimas do helicóptero até a área onde é feita a perícia. Ele conta que apenas nessa terça-feira (29/1) carregou 26 corpos. Desses, ele reconheceu seis.

 

“A cidade é pequena. Por ser árbitro, conhecia muitas pessoas que se reuniam para jogar. Hoje [quarta-feira] resolvi ajudar na cozinha porque é muito difícil ver tantos amigos assim”, explicou. Até o começo da tarde desta quarta-feira (30/1), cerca de 10 corpos foram removidos.

“Eu não consigo mais dormir. O que vemos aqui é forte. Fragmentos de corpos, pessoas que estão com o rosto irreconhecível. Mas sinto que em meio a essa tragédia posso, de alguma forma, ajudar a dar algum consolo para essas famílias. A nossa cidade se despedaçou”, emocionou-se ao falar com a reportagem.

Despedida


O funcionário da Vale Reinaldo Fernando Guimarães foi enterrado na tarde desta quarta-feira (30/1) no cemitério da região do Córrego do Feijão. Ele morava com a mulher, a filha e a mãe na rua do cemitério onde foi sepultado. Os amigos descrevem Reinaldo como uma pessoa alegre e muito religiosa.

“Foi um susto para todo mundo. Na sexta-feira (25/1), ele enviou uma mensagem para a mulher pedindo desculpas e dizendo que não ia conseguir almoçar em casa. Os amigos teriam pedido para comer com ele no refeitório da empresa. Prometeu para a família que voltaria mais cedo para casa. Hoje, recebemos o corpo”, lamentou o pastor Jorge Adalberto, amigo de Reinaldo.

Como o cemitério está localizado próximo ao centro de resgate, os bombeiros suspenderam os trabalhos até o encerramento do enterro.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/nao-consigo-mais-dormir-diz-voluntario-que-ajuda-em-brumadinho