Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 08:46

JANEIRO ROXO

UBS oferta palestra sobre hanseníase para pacientes do Programa Saúde da Mulher

01 de Fevereiro de 2019 ás 20h 44min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

Para colaborar com as ações do mês Janeiro Roxo, de conscientização e combate à hanseníase, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Menino Jesus reuniu, nessa quinta-feira, 31, as pacientes do Programa Saúde da Mulher para uma roda de conversa sobre a doença. Além das orientações, as mulheres passaram por uma consulta de rotina e agendaram uma avaliação com um médico especialista em hanseníase.

O palestrante e enfermeiro Jean Carlos Lipreri da Silva abordou os temas "o que é hanseníase", "sinais e sintomas", "modos de transmissão", "prevenções", "tratamentos" e "efeitos da medicação". Ele também orientou as pacientes sobre como buscarem ajuda e quais as unidades do município estão preparadas para realizarem a avaliação.

Para o enfermeiro, a melhor forma de identificar a doença é o autoconhecimento. "O extremo pudor relacionado ao corpo ainda dificulta a vida das pessoas pelo estigma que se tem, ao se tocar e se conhecer. É necessário se olhar e se sentir, porque hanseníase não são só as manchas na pele. Existem sintomas relacionados ao acometimento nervoso, como a dor crônica", alerta.

De acordo com coordenadora da UBS, Gislaine Basseto, a unidade trabalha com diversos programas, no qual oferece consultas diferenciadas para promoção da saúde dos moradores da comunidade. Os cuidados são destinados a grupos de hipertensos e diabéticos, de gestantes, de crianças, de mulheres e de homens.