Técnicos de enfermagem passam por treinamento de inovação

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Célula de Inovação Gestão e Estratégia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizaram nesse sábado (21), o primeiro ciclo de capacitação para os técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Outra etapa do curso será ofertada no dia 05 de outubro, para os mesmos profissionais.
De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, todos os servidores das UBS’s irão passar pelo processo de formação, com foco em transformar o atendimento das unidades em um acolhimento cada vez mais humanizado. “Recentemente, realizamos a contratação de 30 novas recepcionistas, e todas, mais as que permaneceram na função receberam esse mesmo treinamento, porque entendemos que é necessário renovar a frente de atendimento das nossas unidades. Agora seguimos com os técnicos de enfermagem e, posteriormente, serão os demais profissionais das UBS’s, até que todos tenham conhecimento correto da nova forma de acolhimento que estamos implantando, para que assim, a população se sinta cada vez mais acolhida dentro de nossas unidades”, relata a gestora.
Conforme a psicóloga e supervisora/responsável pelo treinamento, Elivanda Silva de Abreu, a capacitação objetiva tanto treinar os servidores para que eles saibam lidar da forma correta com os munícipes, quando olhar para eles [técnicos de enfermagem] de uma forma diferenciada, para que eles também recebam da gestão o tratamento que eles devem passar para a população. “Entendemos a importância do trabalho deles, e por meio de ações como está, queremos motivá-los a continuar com o mesmo amor e dedicação de quando eles realizaram, lá atrás, o concurso público que os destinou a esse cargo. É uma troca de empatia, é um fortalecimento do relacionamento interpessoal, para que juntos, gestão e servidores, possamos criam um melhor ambiente de trabalho, como também oferecer um melhor atendimento a população”, frisa.
Todas as mudanças que estão sendo aplicadas dentro das unidades são resultados do estudo científico, iniciado em maio de 2019, pela equipe interdisciplinar da UFMT – pelos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e administração/gestão – para minimizar os processos de atendimento e capacitar os profissionais das UBS's. O trabalho busca reformular as estratégias de acolhimento à comunidade e, com isso, ofertar aos cidadãos melhorias e mais atendimentos.