Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 05:01

COVID-19

Servidores da saúde que atuam no Centro de Triagem realizam testes da Covid-19

05 de Agosto de 2020 ás 15h 56min, por Carlos Celestino | Secom-MT

Os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia fazem parte do grupo mais vulnerável ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Diante da situação eminente, todos os servidores que atuam no Centro de Triagem da Covid-19 estão passando por testes rápidos para o diagnóstico precoce da doença.

Essa ação, teve início na tarde desta terça-feira (04.08), na Arena Pantanal. O trabalho integra o protocolo de segurança para testagem dos servidores e identificação de casos suspeitos como forma de prevenção no diagnóstico da Covid-19 entre os 500 profissionais que prestam serviço de atendimento ao público no local.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patricia Neves Dourado, que coordena o Centro de Triagem da Covid-19, declarou que todos os profissionais que trabalham no a linha de frente “vão ser testados, examinados e medicados”. “Implantamos essa ação para conseguir achatar a curva de crescimento da doença entre os profissionais, porque caso contrário não teremos servidores para atuar no atendimento”. O processo de testagem inclui os profissionais de setores técnicos e engloba todos que trabalham no local, independente da função.

Além disso, a gestora destacou que o protocolo se segurança não se limita apenas ao Centro de Triagem, ele também está sendo expandido para o Hospital Estadual Santa Casa, unidade que também possui alas para o tratamento de pacientes com Covid-19.

O profissional que tiver o resultado positivo para a Covid-19 será conduzido para clínica médica, onde receberá toda a atenção para a realização de exames e a possível retirada de medicamentos. Após esse processo, todos os profissionais diagnosticados serão temporariamente afastados e cumprirão a quarentena.

Para não comprometer o andamento dos trabalhos de atendimentos ao público, a coordenação organizou uma logística e está realizando testes e exames por etapas, com grupos de cerca de 100 profissionais por dia separados por setor. 

A enfermeira Cléia Benedita dos Santos Costas, que atua no Centro de Triagem  realizou o teste pela primeira vez e classificou a iniciativa como de extrema importância, pois os profissionais têm “o contato direto, todos os dias, com pacientes que possuem o vírus da doença, estando sujeitos ao risco de contaminação. É importante saber se temos para não contaminar pessoas que estão próximos da gente, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente familiar”.

A profissional disse ainda que o protocolo de cuidado pessoal é bastante rigoroso e seguido por todos para evitar a contaminação. “Os equipamentos de proteção individual são colocados imediatamente quando entramos aqui. Além disso, estamos sempre higienizando as mãos e os equipamentos que usamos”. 

Outra profissional que também realizou o teste foi a bióloga Janaice Silva dos Santos, que também atua no combate à pandemia. Segundo explicações da servidora, “quem trabalha na linha de frente corre o risco de ser contaminada, é importante saber se temos ou não essa doença para evitar qualquer tipo de gravidade”.

Resultado parcial

Dos 50 profissionais que realizaram o exame no primeiro dia, 10 receberam o resultado postivo para Covid-19 e foram afastados de suas atividades para iniciar o processo de quarentena. As duas profissionais entrevistadas nesta matéria tiveram o resultado do teste negativo para doença.  Porém, todos passaram por consulta médica para avaliação de saúde e receberam informações sobre os cuidados que devem continuar mantendo para se proteger e evitar a contaminação pelo coronavirus.

Combate à pandemia

O atendimento no Centro de Triagem da Covid-19 é uma ação promovida pelo Governo de Mato Grosso para auxiliar à Atenção Básica municipal de saúde. Durante os quatros primeiros dias de funcionamento, cerca de 2 mil pessoas receberam atendimento no local para realização do teste do novo coronavírus.

O local possui uma estrutura para realização de testagem rápida para o novo coronavírus, realização de exame com uso do aparelho de tomografia e entrega de medicamento para o tratamento precoce da doença, após consulta com prescrição médica.

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, em Cuiabá.

Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.