Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 07:34

PRÉ-CARNAVAL

SAE realiza capacitação em testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C

16 de Fevereiro de 2019 ás 09h 34min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Especializado (SAE), realizou na terça-feira (11) e na quarta-feira (12) a primeira capacitação do ano em testagens rápidas para a identificação de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatitesB e C). Estiveram presentes no treinamento os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) que ainda não tinham passado pela formação. A capacitação também contou com os universitários dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Sinop) e da Universidade de Cuiabá (UNIC/Sinop).

Conforme a enfermeira Lucia Mendes Tomaz, o intuito desta ação logo no início de fevereiro é de deixar todos estes profissionais aptos a atenderem qualquer indivíduo que busque a realização do teste em uma unidade municipal, principalmente os foliões que tiverem relação sexual sem o uso do preservativo durante as festas carnavalescas que estão programadas para o mês de março.

"Já é véspera de carnaval e durante este período as pessoas, por vários motivos, acabam se expondo a situações de risco e ficam propícios a adquirem diversas doenças transmitidas sexualmente", explica.

A enfermeira conta, ainda, que para colaborar com a capacitação, cada profissional envolvido convidou um amigo para realizar o teste rápido na finalidade de sensibilizar mais pessoas, mostrando a elas a importância de conhecer sua sorologia e com isso dar mais atenção a própria saúde.

Para fortalecer a ação pré-carnaval outra capacitação como está será realizada na próxima segunda-feira (18) e terça-feira (19). Posteriormente, os treinamentos serão efetuados mensalmente pelo SAE, até que todos os profissionais da saúde municipal estejam habilitados a executar o teste.