Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 11:44

SAÚDE

SAE capacitará profissionais sobre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites

29 de Janeiro de 2019 ás 13h 22min, por Assessoria
Foto por Assessoria

Atentos às festas carnavalescas programadas para o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizará nos dias 11 e 12 de fevereiro a primeira capacitação do ano sobre testes rápidos. O curso será destinado aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e odontólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), objetivando aperfeiçoar o conhecimento e estimular o diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis.

Todos os profissionais terão aulas teóricas online sobre HIV, sífilis e hepatites B e C pelo TELELAB, um programa de educação continuada, do Ministério da Saúde, que disponibiliza cursos gratuitos para profissionais da Saúde. Nas datas serão realizadas aulas práticas e rodas de conversas sobre a temática, com os profissionais do SAE, para esclarecimento de dúvidas.

De acordo com a enfermeira Lucia Mendes Tomaz, o SAE já vem há algum tempo preparando os profissionais da saúde do município para atender com precisão todos os pacientes que chegam até as unidades solicitando o teste. "Estamos sempre preocupados em preparar toda equipe para que nenhum cidadão deixe de fazer o teste quando necessitar", explica. As capacitações continuarão sendo realizadas durante todos os outros meses do ano.  

De acordo com a Vigilância Epidemiológica o número de casos confirmados de AIDS em Sinop apresentou queda de 55,55% no último ano, em relação a 2017. Entre janeiro e dezembro de 2018 foram diagnosticadas 72 ocorrências, contra 162 casos do igual período antecessor.

 

O quadro de hepatites virais também apresentou um cenário positivo nos iguais períodos, computando uma queda de 69,23%. Enquanto no último ano foram 20 novos casos, em 2017 alcançou 65. Já os casos de sífilis subiram 6,45%, passando de 186 em 2017 para 198 em 2018.