Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 08:09

PREVENÇÃO

Saúde discute Plano de Contingência das arboviroses

13 de Agosto de 2019 ás 16h 11min, por Da Redação com Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Endemias, juntamente com Escritório Regional de Saúde, realizou na sexta-feira, 09/08, mais uma etapa do plano de contingência das arboviroses (vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) 2019/2020. Conforme o coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, o plano é uma ferramenta de prevenção.

“A ação, que normalmente antecipa as chuvaradas, é promovida com o objetivo de evitar que o município sofra uma futura epidemia de dengue, como já houve em anos anteriores”, frisa o coordenador.

A ação estratégica também conta com o apoio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Obras.

TRABALHOS REALIZADOS

A Prefeitura de Sinop tem desenvolvido, continuamente no decorrer do ano, ações de contenção contra as arboviroses. Além das visitas de rotinas a domicílios e limpeza dos terrenos, a equipe de endemias acompanha a cada 15 dias todos os 150 pontos estratégicos do município (borracharias, ferros-velhos, oficinas, entre outros) que concentram grandes números de potenciais criadouros. Esses locais são tratados com inseticidas e larvicidas, com o objetivo de eliminar possíveis fêmeas do mosquito.

Cesário também aponta os bloqueios de casos como fundamentais para evitar a proliferação da doença nas imediações. A ação conta com todas as unidades de Saúde, que notificam o Centro de Endemias toda vez que um cidadão suspeita ou contrai qualquer uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A partir daí, uma equipe é direcionada para o endereço que reside o paciente e nesta localidade é feita uma pulverização que alcança aproximadamente 900 metros ao redor do imóvel.

Também foram feitos diversos mutirões que diminuíram o índice de infestação de 4,2% (em fevereiro) para 0,5% (em Julho). Só na região central da cidade, com apoio da CDL Sinop, ACES, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, uma grande ação voltada à eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito resultou na vistoria de aproximadamente 1.500 imóveis (entre comércios e casas) em dezenas de quarteirões entre as Avenidas Itaúbas, Embaúbas, Figueiras e Jacarandás.

Já as equipes das secretarias de Educação e Saúde fizeram um forte trabalho de conscientização da população com especialistas nas creches, escolas, faculdades e empresas públicas e privadas para difundir informações sobre a prevenção.

Sempre que for necessário denunciar um local que represente potencial criadouro para o mosquito o cidadão deverá utilizar um dos canais para registrar sua denúncia.  Em Sinop, está à disposição da população o telefone (66) 3511-1829, o site da Prefeitura de Sinop (clicando-se no atalho que direciona para o site do www.seligasinop.com.br e o aplicativo Se Liga Sinop. O software é gratuito, podendo ser baixado no celular. 

Assim que acionado, o Centro de Endemias realizará a avaliação do risco no local e as medidas cabíveis serão tomadas em até cinco dias úteis.