Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 08:59

EDUCAÇÃO

Projeto orienta professores sobre cuidados com a saúde vocal

16 de Março de 2019 ás 10h 18min, por Da Redação com Assessoria
Foto por Assessoria

O projeto "Saúde da Voz de Quem Ensina", promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza palestras para os professores na próxima segunda-feira (18), às 17h30, na Escola Municipal de Educação Básica Professora Leni Terezinha Benedetti, localizada no bairro Menino Jesus e na terça-feira (19), também às 17h30, na Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe, no Bairro Jardim Primaveras. 


De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Leonice Guerreiro, o projeto tem por objetivo orientar e identificar possíveis agravos na saúde vocal dos docentes.


"Os professores recebem orientações e é feita uma avaliação individual. Caso seja necessário, o docente é encaminhado a um médico especialista do Centro de Especialidades Médicas ou ainda pode receber atendimento de fonoaudiólogo no CEREST", explica Leonice.


As ações do projeto tiveram início no último dia 06 de março, na Escola Municipal Lindolfo José Trierweiller e passará pelas outras escolas municipais de Sinop, conforme a agenda das instituições. Em um segundo momento, o projeto terá continuidade nas creches municipais, e posteriormente nas escolas estaduais do município.  


"A única exigência é que as escolas enviem com antecedência o cronograma programático da instituição. Desta forma, a equipe da VISAT e do CEREST podem se organizar para iniciarem as orientações e avaliações dos docentes", explica Leonice. 


A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e conta com o apoio das fonoaudiólogas Margarida Helena Suto e Rita de Cássia de Souza.