Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 08:26

SAÚDE

Profissionais são capacitados para atender o Programa Saúde na Escola

25 de Março de 2019 ás 18h 58min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), juntamente com o médico especialista em Oftalmologia, Douglas Yanai, capacitou na sexta-feira (22), diversos profissionais da saúde municipal de Sinop. O treinamento foi ofertado no intuito de preparar os servidores para desenvolverem as atividades no Programa Saúde na Escola (PSE), que terá início em abril deste ano.
O evento discutiu assuntos direcionados à saúde ocular das crianças, abordando, principalmente, a tabela snellen. Os serviços de oftalmologia passarão a ser ofertados a alunos, com idade acima cinco anos, que estejam devidamente matriculados, no ensino fundamental, das escolas municipais.  
Com o programa, os alunos receberão avaliações oculares e, se a caso necessitarem, também receberão, gratuitamente, o óculos de grau. Outras ações, como orientações sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo das práticas corporais, das atividades físicas e do lazer na escola, avaliações bucais e aplicação tópica de flúor, verificações do cartão de vacina, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e a identificação de danos na saúde auditiva também contemplarão o programa. 

PSE
O programa é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde que conta com a participação da comunidade escolar, das equipes da saúde da família e da educação básica. Como principal objetivo, o PSE busca articular as ações do SUS dentro das escolas e fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades da saúde que podem comprometer o rendimento escolar das crianças.

Inicialmente, o projeto piloto está programado para realizar os atendimentos em 22 escolas de educação infantil e oito escolas de educação básica (EMEB), para avaliação dos resultados. Posteriormente, a equipe irá estender as ações para o restante da rede municipal e, conforme os resultados, também para a rede estadual.
O projeto conta com o apoio das Secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, Trânsito e Assistência Social. Também são parceiros os Conselhos Tutelar, Municipal de Saúde e Municipal de Saúde da Criança e Adolescentes.