Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 07:53

Saúde

Prefeitura realiza 2º mutirão e oferta mais 100 cirurgias oftalmológicas aos munícipes

05 de Novembro de 2019 ás 20h 33min, por Assessoria da Prefeitura
Foto por Assessoria

Mais de 100 munícipes estão sendo beneficiados, nesta sexta-feira (01), pelo segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas, promovido pela Prefeitura de Sinop. A ação é destinada a pacientes regulados no município que aguardavam na fila de espera, para realizar o procedimento de pterígio.   

O contato com os pacientes foram feitos pela Central de Regulação, via telefone. Conforme o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, os pacientes foram chamados pela classificação de risco e, em seguida, pela ordem cronológica.

“Estamos [gestão] muito contentes em dar essa resolutividade para a população, tem gente que estava aguardando há dois, três anos na fina, mas a fila não andava. Agora já somam 200 pessoas, contanto com o primeiro mutirão, que estão tendo suas vidas mudadas, um procedimento, aparentemente simples, mas que faz a diferença na vida de quem precisa. É, sem dúvidas, um grande avanço para Sinop, que nunca havia feito isso. Nós que estamos na linha de frente vemos o antes e depois de cada paciente, conseguimos ver a satisfação de cada um”, frisa o secretário.

Cirurgias como essas são de competência do Estado, mas devido ao grande quantitativo de pessoas esperando por uma vaga há anos, a prefeita Rosana Martinelli, determinou que a realização ocorresse por conta do município. Os pacientes estão sendo atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) pela equipe médica do Hospital dos Olhos de Cuiabá.

O secretário explica que trazer a equipe médica para Sinop gera economia para o município e o conforto para os munícipes que necessitam deste serviço. “Ao invés de levar os pacientes, juntamente como seus acompanhantes para Cuiabá, optamos em realizar os procedimentos no município. Assim, evitamos o transtorno de tirá-los da cidade, como também reduzimos custo desde passagens, hospedagem e alimentação”, relata.

O vigilante Jamilton Gomez da Silva, que estava desde 2016 esperando pelo procedimento, conta às dificuldades que enfrentava por causa do pterígio. “Eu sentia muita claridade no rosto e, também, coça bastante, principalmente, por causa do calor, além da visão que diminuiu”, diz.

O pedreiro Marcos Ferreira Araújo, sentia a vista embasada, está muito feliz com o atendimento que recebeu durante o processo. “Ocorreu tudo ótimo, foi resolvido o meu problema. Eu sempre fui muito bem atendido aqui no CEM e hoje não foi diferente. Para mim sempre foi perfeito o atendimento daqui”, relata.

A técnica de enfermagem Neide de Paula, também comemora após passar pelo procedimento. “Eu sentia muito incômodo, inclusive no trabalho para ler e escrever. Agora estou feliz, porque eu tinha muito medo de passar pela cirurgia, mas foi muito bom o atendimento, a equipe muito educada, não tenho queixas. Eu não tenho do que me queixar do SUS de Sinop não, nunca precisei ir atrás de planos de saúde particulares, porque sempre que precisei fui bem atendida”, conta.

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Sinop já contemplou 100 pacientes com cirurgias oftalmológicas, sendo 70 de pterígios e 30 de cataratas. Uma terceira etapa está prevista para os próximos dias, no intuito de zerar toda demanda reprimida do município.

Novos pacientes, que ainda não estão regulados pelo município e necessitam realizar cirurgias desta natureza, devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar por uma avaliação médica.

Os valores destinados são oriundos de recursos próprios do município e emendas impositivas dos vereadores, sendo eles Ademir Debortoli, Billy Dal Bosco, Dilmair Callegaro, Hedvaldo Costa, Ícaro Severo, Joacir Testa, Joaninha, Leonardo Viseira, Lindomar Guida, Luciano Chitolina, Maria José, Professora Branca, Remídio Kuntz e Tony Lennon.