Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 00:39

VACINA

Prefeitura libera agenda para adolescentes com mais de 16 anos e orienta sobre 3ª dose

24 de Setembro de 2021 ás 12h 00min, por Karoline Kuhn

A Prefeitura de Sinop liberou, nesta sexta-feira (24), agenda para vacinação em primeira dose para adolescentes de 16 e 17 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. As vagas estão disponíveis entre os dias 27 de setembro à 01 de outubro. O agendamento pode ser feito no site da Prefeitura, por meio do ícone “Vacina Covid” ou direto pelo link https://vacina.sinop.mt.gov.br/ . Na data agendada, é obrigatório que o menor esteja acompanhado por um responsável legal, além de apresentar os documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.

A liberação de vagas no sistema de agendamento, bem como a redução da faixa etária, segue ocorrendo de maneira gradual, conforme as doses são distribuídas pelo Governo Federal para Estados e municípios. “A quantidade de vagas que disponibilizamos no sistema segue conforme nós recebemos as vacinas do Ministério da Saúde. Reforço que a agenda também é disponível para adultos, aqueles que chegaram na sua idade e não tomaram ainda a sua primeira dose”, destacou a secretária Interina de Saúde, Daniela Galhardo.

Conforme o Ministério da Saúde, Sinop conta com uma população vacinável (pessoas com 18 anos ou mais) estimada em 104,3 mil pessoas e, até a última atualização do painel LocalizaSUS, 134,8 mil doses foram aplicadas no município, sendo 91,5 mil somente em primeira dose, e outras 6,2 mil receberam o imunizante de dose única. Ou seja, cerca de 93% da população estimada inicialmente já recebeu ao menos uma dose de um dos imunizantes contra Covid-19.

TERCEIRA DOSE PARA IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS

Também está liberado a terceira dose para o público formado por idosos com 70 anos ou mais e, também, para as pessoas imunocomprometidas. Para este grupo, os atendimentos não precisarão ser agendados. A dose de reforço estará disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras, Maria Vindilina 2 e Centro Integrado de Atendimento (CIA) Umuarama, das 7h30 às 10h 30 e das 13h às 16h30. A vacina também estará disponível no CIA Jacarandás, das 6h às 18h, sem intervalos.

Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, receberá a terceira dose o idoso com 70 anos ou mais e que já tenha tomado a segunda dose há pelo menos 6 meses. Para isso, será necessário apresentação do documento oficial com foto, cartão SUS e o cartão de vacinação.

Quanto aos imunocomprometidos (imunodeficiência; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras e, pessoas vivendo com HIV/Aids), será necessário apresentar também um laudo médico que comprove a condição. O documento também será retido pela Secretaria. A aplicação da terceira dose para esse público é recomendada para ser realizada 28 dias após o recebimento da segunda dose.

SEGUNDA DOSE

A vacinação em segunda dose segue no sistema livre demanda (ordem de chegada/senhas), de segunda à sexta-feira (exceto nas quintas), no Clube dos Idosos Dom Henrique, localizado na rua das Caviúnas, ao lado do hospital regional de Sinop. Para vacinar, é obrigatória apresentação dos documentos pessoais, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.