Bem vindo ao Visão Notícias - 30 de Setembro de 2020 - 01:07

EFETIVO AMPLIADO

Novos agentes de endemias passam a integrar combate à dengue em Sinop

31 de Janeiro de 2020 ás 13h 29min, por ASSESSORIA
Foto por ASSESSORIA

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Centro de Endemias, realiza nesta terça-feira, 31, nova etapa de capacitação para os 30 últimos profissionais que compõem o grupo de 60 contratados para reforçar a equipe da força tarefa contra a dengue. São agentes que atuarão na parte de orientação pedagógica, visitas e trabalhos com as pré-notificações de moradores em cujos imóveis forem encontradas larvas do Aedes aegypti.

Ao todo, 60 foram inseridos ao efetivo municipal, sendo que os 30 primeiros passaram pela etapa de qualificação ainda na última semana e, nesta, já entraram em campo. A inserção de 60 profissionais consta em âmbito das estratégias delineadas pela Prefeitura de Sinop para o enfrentamento à dengue. 

A gestão municipal vem realizando, também como parte das estratégias traçadas, a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. Entretanto, para que elas se mantenham livres de sujeira  e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.   

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.
 
Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.