Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 17:52

JANEIRO BRANCO

NASF promove orientações sobre saúde mental

26 de Janeiro de 2019 ás 12h 07min, por Assessoria
Foto por Assessoria

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composto por profissionais de diferentes áreas, vem realizando, neste mês de janeiro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), atividades e orientações relativas ao Janeiro Branco, mês dedicado à atenção e alerta sobre a saúde mental. A ação vem ofertando, aos pacientes que aguardam atendimento nos postos, palestras direcionadas sobre sofrimento mental, alimentação saudável e prática de atividades físicas. Os trabalhos estão sendo executados em cinco unidades: Oliveiras, Violetas, Primaveras, Boa Esperança e Palmeiras. 

De acordo com a psicóloga Solange Jesuíta, o tema saúde mental ainda é desconhecido por uma parcela da população e, por meio da iniciativa, a ideia é ampliar a oferta de informações. Em Sinop, transtornos e doenças mentais são acompanhados por profissionais especializados e que atuam na rede municipal de saúde, por exemplo, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As UBS são as portas de acesso da rede de saúde para os pacientes que demandam tratamento nessas áreas. "Existe um estigma social onde associam saúde mental apenas a transtornos graves, porém, quando isso é desmistificado, é possível identificar, prevenir e até tratar sem que se torne algo crônico", fala a psicóloga.

Solange conta que o acesso às informações repassadas pelos mediadores vem auxiliando a comunidade de forma direta e indireta. Ela cita o caso de uma paciente. "Ao terminarmos uma das palestras diárias, a mãe de uma jovem de 15 anos nos procurou com queixas que a filha trocava o dia pela noite. Então eu atendi a menina e a encaminhei para uma avaliação médica na própria UBS, com hipótese de um diagnostico de depressão com sintomas de ansiedade social moderada", relata a profissional.  

O trabalho desenvolvido nas UBS's conta com o apoio de uma nutricionista, uma educadora física e uma fisioterapeuta. Conforme adverte a nutricionista Maiara Prevedello, tratar da questão saúde alimentar é corroborar, igualmente, para a manutenção da saúde mental. "A humanidade está, ao mesmo tempo, superalimentada, mas desnutrida. Mesmo nos países ricos, muitos indivíduos têm consumo cada vez mais elevado de calorias, mas sem atingir os níveis recomendados de ingestão de nutrientes essenciais para o cérebro como vitaminas do complexo B, zinco e magnésio. Infelizmente, estamos vivendo uma epidemia de doenças mentais e físicas e, em grande parte, são agravadas pelo sedentarismo, uso de álcool, drogas e uma dieta pobre em nutrientes".

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, apenas no Brasil, cerca de 23 milhões de pessoas sofrem de algum problema relativo a transtornos/doenças mentais.