Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 10:16

PREVENÇÃO

NASF/AB realiza projeto Saúde na Escola

22 de Maio de 2019 ás 15h 33min, por Visão Notícias com Assessoria
Foto por Assessoria

O Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB), juntamente com o Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), vem realizando o Projeto Saúde na Escola, com o intuito de promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação. A ação iniciou em março, com atendimentos direcionados a alunos, do 4° e 5° ano, da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, e, em maio, com alunos do 5°, 7°, 8° e 9° ano, da Escola Estadual Paulo Freire, ambas no território da Unidade Básica de Saúde Oliveiras.


Durante a ação estão sendo abordados os temas, que foram escolhidos pelos próprios adolescentes, como saúde mental, tabagismo, tipos de violência, gestação precoce e conseqüências, métodos contraceptivos, álcool e outras drogas, alimentação saudável, perigos da internet, importância das vacinas e direitos e deveres. De acordo com a assistente social, Lidionete de Sales, essa estratégia contribuir para incentivar a direção, a coordenação e os professores a desenvolverem e implantarem ações locais nas escolas, e contribuir para a aquisição de competências dos adolescentes, permitindo-lhes confrontar-se positivamente consigo mesmos, e ainda, para que eles possam construir um projeto de vida e serem capazes de realizarem escolhas individuais, conscientes e responsáveis.

“Esse processo é compartilhado e construído coletivamente, de forma que seja possível de execução. A promoção da educação para a saúde em meio escolar é um processo em permanente desenvolvimento, e tem como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício da cidadania”, explica a assistente. 

O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe Multidisciplinar, em etapas, com ações quinzenais, que duram aproximadamente quatro meses, podendo se estender, conforme o interesse das escolas.