Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 12:01

VACINAÇÃO LENTA

"Não está faltando vacina; falta competência da Prefeitura"

19 de Agosto de 2021 ás 15h 16min, por MIDIA NEWS
Foto por Tchélo Figueiredo

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, classificou como "gravíssimas" as informações do vereador Dilemário Alencar (Podemos), sobre a existência de mais de 39 mil doses de vacinas contra a covid-19 estocadas pela Prefeitura de Cuiabá.

“Não está faltando vacina. Falta competência da Prefeitura. A população quer a vacina no braço. A Prefeitura precisa agilizar. O cidadão não pode ser prejudicado por um erro estratégico da administração”, afirmou.

Segundo ele, Cuiabá, até esta quarta-feira (18), utilizou somente 79% dos imunizantes recebidos para aplicação de 1ª e 2ª dose e dose única.

Até a última terça-feira, Cuiabá figurava como o município com as maiores taxas de incidência e de mortalidade da Covid-19 no Estado, conforme o Painel Epidemiológico da Secretaria de Saúde. 

Com uma população de aproximadamente 612 mil habitantes, a Capital já confirmou 103.542 casos da doença, que segue avançando em um ritmo tão preocupante quanto o da vacinação. 

Levantamento realizado junto às secretarias de Saúde do Estado e do Município mostra que a Capital possui um saldo de 31.670 doses (1ª dose e dose única) não utilizadas, além de 70.434 doses que estão reservadas para a aplicação da 2ª dose. O painel de vacinação da Prefeitura de Cuiabá, atualizado na segunda-feira (16.08), confirma esse excedente.  

A lentidão, além de expor a população ao vírus e as novas variantes que surgem, afeta a retomada das atividades e compromete a recuperação da economia.  

“Não está faltando vacina! Os governos Federal e Estadual têm feito um esforço hercúleo para garantir a aquisição e a distribuição dos imunizantes. Hoje Cuiabá está com mais de 39 mil doses em estoque e com milhares de pessoas querendo vacinar. Isso é inadmissível”, criticou o secretário. 

Mato Grosso recebeu, até esta quarta-feira, 3.251.460 doses de vacina contra a Covid-19.

Deste total, foram destinadas 571.746 doses dos imunizantes disponibilizados conforme a resolução da CIB para Cuiabá. 

A Prefeitura de Cuiabá instalou apenas cinco pontos de vacinação em toda a cidade, sendo que um deles foi todo equipado e gerido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.