Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Julho de 2019 - 12:13

SEMANA DO BEBÊ

Mutirões fortalecem prestação de serviços para comunidade em dois bairros

14 de Maio de 2019 ás 06h 30min, por Assessoria
Foto por Ademir Specht

Após cinco dias de atividades diversas realizadas em torno da temática “Obesidade na Primeira Infância e Alimentação Saudável”, o município de Sinop encerrou, no sábado, 11/05, a quarta edição da Semana do Bebê. Durante os períodos da manhã e tarde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Pastoral da Criança, Madrinhas por Amor e Faculdade Fasipe, ofertou uma série de serviços ligados à saúde, prevenção e orientação, por meio de dois mutirões simultâneos nos bairros Novo Estado e Sebastião de Matos. 

Quem se dirigiu às unidades de ensino EMEB Ana Cristina de Sena e EMEI Elisete Dalabrida teve acesso à atividades orientativas nas áreas de saúde, alimentação, atividade física, cuidados com o corpo, realização de exames como coleta para preventivo, tipagem sanguínea, vacina, entre outros. Um dos parceiros da atividade, a Pastoral da Criança, encarregou-se de prestar às mães informações sobre os cuidados com as crianças, apresentar o trabalho desenvolvido no município, bem como, difundir a obra. Saldo positivo, conforme avaliaram as equipes de trabalho. 

“Várias pessoas que não conheciam o trabalho da Pastoral da Criança puderam conhecer. Uma das mulheres que foi ao mutirão, inclusive, deu-nos seu depoimento sobre como a Pastoral foi importante durante o período em que ela estava grávida e recebeu todas as orientações”, falou Selma de Oliveira Silva, coordenadora da Pastoral da Criança, na região da Paróquia São Francisco de Assis, e que atuou no mutirão na EMEB Ana Cristina.  

 

Como explica Ana Maria Ecco, coordenadora da Pastoral da Criança na Diocese de Sinop, atualmente, no município, cerca de 3 mil crianças com idades entre 0 e 6 anos são acompanhadas pelas equipes da Pastoral. No entanto, destaca, há campo para se ampliar a atuação, pois, segundo o IBGE, Sinop conta com um universo de cerca de 12 mil crianças apenas nesta referida faixa etária. Nos mutirões de sábado, 11/05, sensibilizar futuros voluntários para o trabalho e fechar novas parcerias também estiveram em pauta.


"Achamos pessoas que também estão interessadas em colocar a pastoral em seus bairros. Conversamos com a Secretaria de Saúde para fazer parcerias. [Com o serviço realizado pela Pastoral] é um meio de diminuir as filas nos postos de saúde, pois fazemos a parte preventiva", enfatizou Ana Ecco. 

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social, com foco no fomento ao direito à sobrevivência e desenvolvimento saudável de crianças com idade entre zero e seis anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde é nessa idade que o indivíduo desenvolve 80% da sua capacidade motora, cognitiva e de caráter. “A Semana é uma forma de concentrar ações e chamar a atenção dos pais, responsáveis, educadores, médicos e profissionais envolvidos com esse público para os cuidados com nossas crianças, que devem ser contínuos”, avaliou o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir Bortoli.

A Semana do Bebê em Sinop foi instituída pela Lei Municipal número 2.292, de 2016, atuando em consonância com o Fundo das Nações Unidas para Crianças (UNICEF).