Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Abril de 2024 - 10:01

CAMPANHA NACIONAL

Hospital Santo Antônio trabalha segurança do paciente através de teatro de bonecos

04 de Abril de 2019 ás 14h 56min, por Luciano André
Foto por Assessoria

O Hospital Santo Antônio aproveitou o mês de abril, onde é celebrado o dia da segurança ao paciente (01 de abril), para intensificar as ações voltadas para os profissionais a fim de buscar maior excelência no atendimento, minimizar e suavizar os riscos e danos ao paciente.

O Núcleo de Segurança do Paciente existe na instituição desde 2015 e encontrou uma forma divertida e lúdica de reascender essa prática e essa responsabilidade nos colaboradores. As enfermeiras, Gláucia dos Anjos, Paula Doerner, Ana Cláudia Banaseski e Thamy Cristina Fiel criaram uma situação envolvendo o paciente Euzébio, a técnica Márcia e a acompanhante e esposa do seo Euzébio, dona Júlia, todos personagens feitos de fantoche.

Dentro da UTI adulto, primeiro setor do Santo Antônio a receber a ação, as profissionais montaram a barraca da segurança, onde trabalharam metas voltadas à melhoria do paciente. "Nós focamos nosso teatro em seis metas, mas procuramos, principalmente, lembrar às colegas que temos alguns protocolos a serem cumpridos que não podem ser ignorados nem diante das urgências, pois tudo reflete na melhora, saúde e bem-estar do paciente que está em nossas mãos", salienta Gláucia ao ilustrar, por exemplo, alguns comunicados que devem ser feitos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com 12 anos de profissão, a colaboradora Bia, que também participou da ação dentro da Unidade de Terapia Intensiva, disse que é sempre bom relembrar procedimentos. "Hoje eu acabei vendo bastante coisa boa e isso é muito bom".

Já a acadêmica de enfermagem Diely Neves Cunha, que está ingressando agora em seus estágios e, portanto, tendo o contato mais direto com os pacientes, disse que conhecimento nunca é demais. "Vi que, nós como profissionais, temos que nos atentar, não só ao paciente, mas também ao seu acompanhante", disse ao revelar que pretende atuar na área de geriatria ou maternidade, setores em que sente maior afinidade.   

As ações do CEC percorrerão todos os setores do Hospital Santo Antônio tem previsão para ser executada no decorrer de todo o mês de abril e será aplicada em todos os setores que agregam profissionais que têm contato clínico direto com pacientes A segurança do paciente é uma campanha proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).