Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Julho de 2019 - 11:36

PROJETO PILOTO

Excelência em limpeza e desinfecção leva HSA a ser destaque nacional

09 de Maio de 2019 ás 07h 34min, por Luciano André
Foto por Assessoria

O Hospital Santo Antônio (HSA) foi destaque em uma revista de circulação nacional. Focada, principalmente, no meio gestão e infraestrutura, a revista Infra mostrou os cuidados que o Santo Antônio tem com a limpeza e desinfecção dos ambientes. De acordo com a publicação, o projeto é piloto e foi iniciado em novembro de 2018.

A iniciativa do projeto de desinfecção que conta com um produto e o auxílio de uma luz de neon [marcador fluorescente] que revela os pontos onde o desinfetante foi aplicado corretamente, ou não, nasceu de uma visita técnica ao hospital Albert Einstein. "Eu vi este aparelho lá [Einstein] e propus à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que, imediatamente, aprovou", explica a administradora hospitalar, Andréia Queiroz.

A administradora revela que o hospital está sempre buscando manter a segurança do paciente e dos profissionais que integram o quadro. Recentemente, recebeu a certificação pela Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho conferido aos excelentes resultados obtidos com os pacientes da UTI o que, de acordo com ela, a higienização correta contribui para o baixo índice de infecção e, consequentemente, uma recuperação mais rápida do paciente.

Sempre um passo à frente na qualidade da gestão, o HSA implantou o CCIH há cerca de nove anos. De acordo com o médico infectologista e coordenador do setor, Ricardo Franco Pereira, o CCIH se reúne regularmente com todos os setores do hospital para discutir quais são os problemas de cada setor (enfermagem, lavanderia, setor de limpeza, prescrição de medicação, manipulação de medicamentos, onde se descarta material, lixo, lavanderia, a água que é consumida no hospital, rede de esgoto, dedetização, cuidado do paciente no dia a dia, curativos). "Tudo está relacionado porque qualquer ponto/item desse interfere no tempo de internação do paciente", pontua.

O infectologista revela, ainda, que o maior objetivo desse empenho é o bem-estar do paciente. "A gente sempre tenta trabalhar na frente justamente para evitar qualquer tipo de punição, mas o que a gente quer é que nenhum paciente tenha uma complicação que não poderia ser prevenida. Então, quando acontece alguma complicação que não se consegue prevenir, faz parte do ciclo da vida, temos que entender, mas existem coisas que eu posso evitar", diz ao ilustrar qu um curativo bem feito tem menos chance de infeccionar e complicar e que a higienização correta do ambiente hospitalar também contribui para a não infecção do ferimento que está recebendo o curativo.

REVISTA INFRA

A Revista Infra é sediada em São Paulo e mantida pela editora Talen Editora & Eventos, atuando no seguimento de publicações técnicas e desde 1999.

A INFRA traz, à cada edição, as informações mais completas sobre o universo da gestão de infraestrutura, serviços e instalações prediais e corporativas. Seu conteúdo avorda temas como redução de custos aliado ao melhor desempenho operacional do site seja ele um condomínio comercial, industrial, hospitalar, como é o caso do Hospital Santo Antônio, shopping, instituições financeiras e de ensino, fundos de pensão, etc., além de publicar entrevistas e artigos com profissionais líderes em gestão de facilidades de todo o país.