Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 08:48

NOVEMBRO AZUL

CEREST oferta exames de PSA aos Agentes de Combate a Endemias

03 de Dezembro de 2019 ás 17h 15min, por Assessoria
Foto por Assessoria

O Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, na própria unidade, uma ação de cuidados em saúde dos Agentes de Combate a Endemias, em alusão ao Novembro Azul – movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata–. Aproximadamente 50 homens foram contemplados com uma palestra orientativa sobre o tema na sexta-feira, dia 29, e um café da manhã acompanhado do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), na manhã desta terça-feira, dia 03.

Conforme a coordenadora do setor, Theanny Salerno, o mês foi movimentado com muitos trabalhos preventivos direcionados aos homens de Sinop e para finalizar a campanha os cuidados, também, contemplaram os profissionais do Centro de Endemias. “Além de orientá-los sobre os fatores de risco, fizemos questão de examiná-los. Já que os exames são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores. Agora iremos monitorar esses resultados, para em caso de alterações, os agentes possam receber o atendimento de um especialista”, explica.

O CEREST, também, esteve presente em, aproximadamente, 20 empresas provadas do município para ofertar diversos serviços de cuidados a saúde, como aferição de pressão, PSA, exame de glicemia e testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, além das palestras educativas e preventivas sobre o câncer de próstata.

Segundo a enfermeira do trabalho, Daniela Galhardo, os trabalhos são destinados a homens que, em sua maioria, não procuram as unidades de saúde. “É notável que esse público encontra dificuldades em cuidar da própria saúde, devido a tabus como, também, por causa dos horários de trabalho que se chocam com os horários das Unidades Básicas de Saúde. Então, optamos em levar esse atendimento até eles, durante o expediente, claro, isso só é possível com o apoio da empresa, que se torna uma parceira neste momento”, relata a enfermeira.

Para um bom resultado as atividades são desenvolvidas por uma equipe da qual participam a coordenação do CEREST, médicos, técnicos de segurança do trabalho, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e ainda há uma parceria com a Comissão Integração de Ensino e Serviço (CIES), que integra acadêmicos de enfermagem e psicologia das Faculdades UNIC e Fasipe.