Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 18:32

COVID-19

Casos suspeitos somam 78; entenda

01 de Junho de 2020 ás 07h 24min, por Leandro J. Nascimento
Foto por DIVULGAÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop notificou, até as 18h deste domingo, 31 de maio, 54 casos confirmados para o novo coronavírus na cidade. Desses, 21 foram registrados em laboratórios particulares da cidade e credenciados pelo Lacen para a realização de exames.

O cenário epidemiológico para ocorrências positivas da doença se manteve igual ao de sábado, 30 de maio. As únicas alterações nestas 24 horas dizem respeito ao número de internados, que passou de quatro para três (um em enfermaria privada e dois em UTI do Hospital Regional de Sinop), e os pacientes que se encontram em isolamento domiciliar: de 16 para 17.

A cidade contabiliza três óbitos, 31 recuperados. Desde 16 de março, 195 amostras para SARSCoV-2 foram remetidas ao Lacen. 145 negativaram, seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão laboratorial e outras dez aguardam resultados exclusivamente daquele laboratório.

CENÁRIO SUSPEITOS

O cenário geral de casos suspeitos no município, isto é, que engloba tanto os testes rápidos positivos quanto exames coletados (RT-PCR ou teste rápido) pela Secretaria Municipal de Saúde e a rede privada não sofreu alteração.

Sinop possui 78 casos suspeitos, sendo 20 referentes aos testes rápidos positivos em investigação em isolamento domiciliar, e 58 casos com exames (RT-PCR ou teste rápido) coletados aguardando resultado tanto em laboratórios da rede privada quanto pública. Desse universo de 58dez amostras encontram-se no Lacen/MT e 48 são da rede privada.

TESTES RÁPIDOS

Também não houve alteração no panorama testes rápidos. 28 positivos para Covid-19 foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde. Desses, sete foram descartados após investigação, um descartado após protocolo RT-PCR negativo emitido pelo Lacen e 20 se encontram em investigação.

Testes rápidos são utilizados para fins de triagem e não diagnóstico. Isso quer dizer que uma ocorrência positiva não será acrescida à contagem geral da cidade até que o ciclo de investigação seja concluído.

Conforme Nota Técnica Nº 05/COE COVID-19/SES-MT, caso confirmado é estabelecido com aplicação de três critérios: investigação epidemiológica, quadro clínico e exames laboratoriais e de imagem. Testes Rápidos são utilizados para triagem e não para diagnóstico.

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (31), 2.485 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 63 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As últimas cinco mortes envolveram residentes de Chapada dos Guimarães, Sinop, Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, informou a SES.