Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 11:41

Conscientização

Campanha Janeiro Roxo finaliza com mais de 400 atendimentos

29 de Janeiro de 2019 ás 14h 30min, por Assessoria
Foto por Thiago Silva

Mutirões da campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate à hanseníase, resultaram em 429 atendimentos e 109 diagnósticos confirmados da doença. Todos os pacientes já foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) mais próximas de suas residências para iniciarem o tratamento. A ação realizada pelo Centro de Hanseníase e Tuberculose finalizou o mês atendendo a região da comunidade Sabrina, durante todo o sábado (26). 

Na terceira e última etapa da mobilização, ocorrida na UBS Sabrina, 182 pessoas foram examinadas e, destas, em 51 houve diagnóstico positivo para a doença. De acordo com a enfermeira e coordenadora da UBS, Stefani Santos Aquino, a equipe da unidade mobilizou-se em prol à campanha porque percebeu um aumento de pessoas procurando a unidade de saúde para realizar a avaliação médica, devido a suspeitas de hanseníase. 

“Vendo a necessidade de uma ação mais intensa para assistir toda a comunidade, nos mobilizamos com a campanha realizada pelo Centro de Hanseníase e Tuberculose e abrimos as portas da UBS para atender um número maior de pessoas. Pelos resultados, é visto que a nossa região é uma área onde concentra muitas pessoas com a doença. Por isso iremos intensificar as ações destinadas a esse público, com mais mutirões durante todo o ano, e, assim, potencializarmos o diagnóstico e tratar o máximo de populares em nossa região", falou a Stefani. 

Para a enfermeira e coordenadora do Centro de Hanseníase e Tuberculose, Maria Auxiliadora Freitas Souza, este tipo de ação alerta a população e facilita o acesso aos estabelecimentos de saúde. Isto porque, conforme explica, quem não tem como ir durante a semana até a UBS pode se dirigir às unidades aos sábados, quando os mutirões foram realizados. 

“A campanha Janeiro Roxo acaba acordando a população e atentando para a gravidade da doença e da necessidade de um diagnóstico precoce. Então, quando começamos a falar sobre o assunto, as pessoas que se identificam com os sintomas acabam buscando os mutirões para serem examinadas”, reforça Auxiliadora. 

Durante o primeiro mutirão, realizado na UBS São Cristóvão, no dia 12/01, 47 pessoas foram examinadas e 11 casos confirmados. Já no segundo, no dia 19/01, a ação alcançou 200 pessoas e diagnosticou 47 pessoas com a doença. 

De acordo com Maria Auxiliadora, dado a esse grande avanço na identificação de novos casos e mesmo com o fim da campanha as ações não vão parar. “Todo cidadão que tiver qualquer suspeita da doença deve procurar a UBS do seu bairro, pois ela é a porta de entrada para que o tratamento seja realizado precocemente. Novos mutirões serão realizados em pontos estratégicos do município e seguimos fazendo palestras orientativas sobre a hanseníase em empresas públicas e privadas para orientar os trabalhadores sinopenses”, conta. 

Para receber a palestra na empresa o responsável deve emitir um oficio direcionado à Secretaria Municipal de Saúde solicitando uma agenda com a equipe do Centro de Hanseníase. A palestra será, então, marcada para um horário previamente definido e dentro do expediente dos servidores.

Dúvidas e/ou outras informações podem ser sanadas junto ao Centro de Hanseníase. O endereço é Avenida das Itaúbas, 230, Centro. Telefone: 66.3511-1869 ou o 66.99655-9368. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h entre segunda-feira e sexta-feira.