Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 08:20

Saúde

Campanha de vacinação contra Sarampo começa nesta segunda-feira 7

07 de Outubro de 2019 ás 11h 02min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde informa que inicia nesta segunda-feira (07/10) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta primeira etapa da ação, que irá até o dia 25/10, o público alvo são crianças de seis meses a, no máximo, 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O dia D será no dia 19/10, juntamente com um mutirão de ações para contemplar o Outubro Rosa – mês alusivo à conscientização e combate ao câncer de mama –, inclusive será ofertado outras vacinas.  

Conforme a imposição do Ministério da Saúde, a priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença na faixa etária, baseado nos casos registrados em 2019. A idade indicada apresenta maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

Já na segunda etapa da campanha, que será realizada do dia 18/11 a 30/11, o grupo contemplado será de adultos jovens com idade de 20 a 29 anos, devido ao número de casos confirmados nesta faixa etária serem expressivos. No entanto, de acordo com a coordenadora de imunização da SMS de Sinop, Sirlei Castilho, a vacina contra sarampo faz parte da rotina das UBS’s e está disponível para todas as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

As vacinas serão aplicadas nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30. Apenas as unidades Violetas, Maria Vindilina II, Gente Feliz e Vitória Régia estão, temporariamente, sem atendimento. Devido a isso, os munícipes destas regiões deveram procurar a unidade mais próxima para receber a dose.

Sarampo Brasil 

Nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Do total, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do Estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE). Mato Grosso não apresentou nenhum caso. 

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.