Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Abril de 2024 - 05:17

Saúde

Alimentação na gestação

23 de Setembro de 2020 ás 14h 40min, por Dayane P. de Lima Nutricionista
Foto por Reprodução

Uma das grandes dúvidas das gestantes quando descobrem um amor maior se formando dentro de si, é em relação com a alimentação. O que comer? O que evitar? São as perguntas mais frequentes das mamães.

Então vamos lá as dicas: A gestação é dividida em 3 trimestres, sendo cada um deles a presença essencial de alguns nutrientes específico.

PRIMEIRO TRIMESTRE

Ácido fólico — ou vitamina B9, é o nutriente mais utilizado pelas grávidas e indicado pelos médicos e nutricionistas. E não é à toa. Sua ingestão previne defeitos na formação do tubo neural do feto (estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal). Boa parte dos ginecologistas e obstetras recomenda que a mulher que deseja engravidar já comece a tomar a vitamina B9 pelo menos três meses antes da concepção e continue a sua ingestão no primeiro trimestre de gestação. Os médicos fazem esta recomendação porque níveis adequados de ácido fólico nem sempre são obtidos apenas por meio da alimentação.

SEGUNDO TRIMESTRE

Vitamina C — age na formação do colágeno, que compõe pele, vasos sanguíneos, ossos e cartilagem, aumenta a absorção do ferro e fortalece o sistema imunológico. Magnésio — o mineral que favorece a formação e o crescimento dos tecidos do corpo. Vitamina B6 — importante para o crescimento e o ganho de peso do feto e a prevenção da depressão pósparto. Ferro — é essencial na produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue. Evita que a mãe ou o bebê tenham anemia.

TERCEIRO TRIMESTRE

Cálcio — por conta de seu papel na formação óssea do bebê, o mineral é obrigatório na dieta da futura mãe. Sua deficiência pode provocar cáries, cãibras e unhas quebradiças. O cálcio tem outra nobre função: a de auxiliar a produção de leite após o parto. Ele ajuda ainda no processo de coagulação do sangue e na manutenção da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e das contrações musculares. Mas vale uma dica: evite consumir fontes de ferro e cálcio juntas, como carne e leite, pois um nutriente atrapalha a absorção do outro.

EVITE: Durante a gestação, o consumo de cafeína (café e chá) deve ser moderado e de preferência feito junto com leite.

É recomendável também evitar frituras, gorduras, alimentos com cheiro forte e desagradável, bem como condimentos (ketchup, pimenta, mostarda e picles). Também não se devem beber líquidos durante as refeições, a fim de evitar a distensão do estômago e uma digestão mais lenta.

Outros alimentos proibidos são: queijo fresco de leite não pasteurizado (devido ao risco de se contrair brucelose); álcool, pois afeta o desenvolvimento do bebê; comidas que aumentam a formação de gases, como grãos, feijão, repolho, couve-flor e bebidas gaseificadas; carne mal passada (por causa do risco de toxoplasmose); e mariscos e maioneses (devido ao perigo de salmonela).

PREFIRA: alimentos naturais, use temperos naturais, fracione suas refeições ao longo do dia sendo 3 principais (Café da manhã, almoço e jantar), e os lanches intermediários, preferindo o consumo de frutas, tenha sempre nas suas refeições porções de saladas tanto cruas como cozidas (atenção as saladas cruas devem estar bem higienizadas).

Dra. Dayane Lima Nutricionista CRN1 n° 14326/P (66) 9 9969-9064