Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 21:28

Campanha

Abertura da Campanha Janeiro Roxo será no sábado 11

07 de Janeiro de 2020 ás 09h 35min, por Assessoria
Foto por Reprodução

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança neste sábado, dia 11, das 7h às 16h, a campanha Janeiro Roxo, em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase, lembrado no último domingo do mês. Os atendimentos serão direcionados aos contatos (amigos e familiares) de pessoas que já estão em tratamento no município de Sinop.

De acordo com o médico clínico geral Francisco Specian Júnior, este público está mais propício à adquirir a doença e, por isso, há a necessidade de serem avaliados. “A hanseníase tem se proliferado por conta da falha em não examinar os contatos que, com o passar do tempo, se tornam novos doentes e começam a transmitir a hanseníase em uma cadeia que nunca termina. A hanseníase tem 100% de chances de cura, só que, quando o diagnóstico é tardio, mesmo que a pessoa seja curada, os danos causados nos nervos serão irreversíveis”, alerta.

Somente no último ano foram registrados, aproximadamente, 1.600 contatos; destes, 1.265 já foram examinados, o restante deve comparecer aos mutirões da campanha durante o mês de janeiro. Atualmente, estão em tratamento em torno de 700 pacientes.

Os índices, também, mostram que a saúde municipal de Sinop identificou e tratou de 543 novos casos em 2017, 739 em 2018 e 633 em 2019. Segundo a coordenadora do Centro de Hanseníase, Maria Auxiliadora Freitas Souza, a população deve ficar atenta aos sintomas, para que o tratamento seja realizado precocemente.

“O exame de hanseníase é clínico, não precisa ter manchas para ser detectada a doença e quando essas são encontradas, realizam-se os testes térmico, tátil e doloroso. Nervos espessados também são um alerta e, em casos mais avançados, a pessoa para de sentir dor porque está com a imunidade muito baixa. Quando isso ocorre, infelizmente, já se tem sequelas”, explica a Auxiliadora. 

Durante todo mês, assim como já ocorre no restante do ano, as Unidades Básicas de Saúde estarão preparadas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, para ofertar o atendimento e orientação necessária, em relação à doença à toda população. Quem tem suspeitas em relação a manchas no corpo e não faz parte dos grupos de contatos que serão assistidos com os mutirões, podem recorrer às UBS durante a semana. Para fechar a campanha, todas as unidades estarão abertas, no dia 01/02 (sábado), para examinar os contatos de suas localidades.

Conforme a prefeita Rosana Martinelli, o tratamento é todo gratuito e há médicos especializados na rede municipal de saúde para atender a população. “Queremos detectar todos os cidadãos em risco para tratar deles e de seus familiares. Por isso há um trabalho incansável dos servidores do Centro de Hanseníase e das Unidades Básicas de Saúde, para que o tratamento chegue a todos que precisam e, de preferência, ainda, no inicio da doença para que nenhum cidadão venha a sofrer danos maiores no futuro”, reforça a prefeita.

Os tratamentos ofertados são os Paucibacilares, com duração de seis meses, e os Multibacilares, que é o mais diagnosticado, inclusive em crianças, e dura aproximadamente um ano. Pessoas contaminadas, em estado avançado, sem tratamento, transmitem pelo sistema respiratório enquanto falam, tossem ou espirram.