Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 10:40

SINOP SEM DENGUE

60 novos agentes de endemias estarão nas ruas na próxima semana

23 de Janeiro de 2020 ás 09h 13min, por Da Redação
Foto por Assessoria

Trinta dos 60 profissionais contratados pela Prefeitura de Sinop para reforçar a equipe da força tarefa contra a dengue, atuando na parte de orientação pedagógica, visitas e trabalhos com as pré-notificações de moradores em cujos imóveis forem encontradas larvas do Aedes aegypti, apresentam-se, nesta sexta-feira, 24. Os profissionais passarão por capacitação no Centro de Endemias, a partir das 8h, e, já na segunda-feira, 27/01, estarão em campo.

"Essa será a primeira etapa de treinamento dos profissionais atuarão conosco. Posteriormente, na próxima semana, capacitaremos os outros trinta agentes", explica Cesário Rocha, coordenador do Centro de Endemias.

A inserção de 60 profissionais ao efetivo da rede pública municipal consta em âmbito das estratégias delineadas na sala de emergência estabelecida pela Prefeitura de Sinop. Dentre as ações já estabelecidas constam, também, a elevação do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão, com vistas à diminuir a população adulta de mosquitos pela aplicação de inseticidas: cinco serão integradas ao efetivo, passando de duas para sete as equipes vigentes; paralelamente a isso, a Prefeitura também adiantou a realização dos mutirões de limpeza, iniciando por pontos considerados de maior incidência da dengue.

A gestão municipal vem realizando a limpeza de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade, priorizando-as, bem como em valas, valetões e bueiros. Entretanto, para que elas se mantenham livres de sujeira  e lixo, é preciso que a população não pratique descarte irregular de entulho, pois são potenciais criadouros. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.   

DENÚNCIAS


A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.
 
Em locais onde forem flagrados focos do mosquito e, de acordo com o grau de infestação, serão lavradas multas de imediato. Em casos considerados menos graves, uma pré-notificação dará tempo para que o morador se regularize, sob risco de ser penalizado quando da realização de uma próxima vistoria pelo poder público.