Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 09:58

Saúde

Índice de infestação do Aedes aegypti continua baixo em Sinop

17 de Setembro de 2019 ás 13h 55min, por Assessoria
Foto por Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, por meio do Centro de Endemias, realizou, entre os dias 02 a 10 de setembro, o terceiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em diversos pontos da cidade. Ao todo, foram inspecionados 2.089 imóveis e capturadas 10 amostras positivas do mosquito, obtendo assim um índice de infestação de 0,5 décimo de percentual, valor abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, ou seja, um resultado muito positivo para o município.

No primeiro levantamento realizado em fevereiro, o índice estava em 4,2% e, diante disso, o Setor realizou um grande mutirão de limpeza no recolhimento de potenciais criadouros. Foram 120 caçambas de materiais inservíveis. Para a ação foram contratados mais 30 servidores.

Outra atividade desenvolvida foi a ação conjunta na área central da cidade em parceria com CDL, Tiro de Guerra, ACES e Bombeiros Militar, além dos trabalhos contínuos em pontos estratégicos, bloqueios químicos mediante notificações, atendimentos de denúncias, inspeção em bocas de lobos e também ações educativas em todas as escolas municipais, estaduais, particulares e empresas. Diante disso, os resultados caíram para 0,5% já no mês de junho, quando foi realizado o segundo levantamento rápido.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, todas essas medidas contribuíram para a redução do mosquito, porém, é necessário que a população fique sempre alerta quanto ao risco das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “A comunidade deve ficar atenta porque, em Sinop, 90% dos pontos com foco de criadouros do mosquito da dengue situam-se em quintais de residências”, alerta o coordenador.

A maioria das larvas é encontrada em objetos simples e que, quando despercebidos, tornam-se propícios à vida do inseto: copos de plásticos, restos de plásticos, lixos que, diariamente, seriam descartados.