Vereador Rocha denuncia que antiga UBS virou um “mega foco de dengue”
Em uma fiscalização de rotina na tarde desta quarta-feira (05) o vereador Adenilson Rocha esteve no antigo prédio da Unidade Básica de Saúde Menino Jesus, no local o vereador encontrou um ‘mega foco de dengue’.
O prédio abandonado fica ao lado de uma escola municipal. “É inadmissível o executivo deixar um prédio público naquelas condições. O local está tomado por focos de dengue, são mosquitos, larvas em todos os estágios. O que mais nos preocupa é que ao lado estudam mais de 500 crianças na escola municipal”, comentou o vereador.
A denúncia foi encaminhada a secretaria de saúde. “Precisamos que sejam tomadas as medidas emergenciais para proteger as crianças e moradores que vivem ao entorno do prédio. Estamos atravessando um momento crítico em relação a dengue, não podemos deixar que um mosquito prolifere e transmita essa terrível doença”, enfatizou Rocha.
Os números de dengue seguem alarmantes em Sinop. Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do dia 1º a 30 de janeiro, 732 casos da doença foram confirmados. A média é superior a 24 confirmações diárias. O índice aumentou mais 1.685% em comparação ao mesmo período do último ano, quando ocorreram 41 casos.
Os moradores também podem colaborar com a sala de emergência denunciando locais onde há suspeita de focos do mosquito Aedes Aegypti pelo telefone (66) 3511-1829, no aplicativo gratuito ‘Se Liga Sinop’ ou no no site.
Nos locais onde forem flagrados focos do mosquito, os donos receberão multas e, nos casos menos graves, uma pré-notificação com tempo para regularização do imóvel.