Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Março de 2024 - 02:07

TOQUE DE RECOLHER

Russi não vê espaço para flexibilizar decreto: “Pior momento”

18 de Março de 2021 ás 13h 31min, por LISLAINE DOS ANJOS / MIDIA NEWS
Foto por Christiano Antonucci/Secom-MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi ( PSB), afirmou que não vê possibilidade de o Governo do Estado flexibilizar os horários de funcionamento do comércio e do toque de recolher, que constam no decreto publicado no início deste mês e válido para os 141 municípios.

Alguns parlamentares chegaram a pedir para que o governador Mauro Mendes (DEM) revisasse algumas das medidas restritivas, cuja vigência foi estendida para 4 de abril, durante sessão na manhã desta quarta-feira (17). O requerimento, no entanto, é visto como inviável por Russi.

“Nesse momento a gente não vê espaço para isso. A cada dia morre mais gente. Infelizmente, estamos no pior momento e precisamos de todos conscientes, com as autoridades fazendo a sua parte, os investimentos na saúde e a população [ajudando] de uma maneira geral, porque essa pandemia está levando vidas em todas as famílias”, afirmou o presidente.

Atualmente, Mato Grosso possui 80 pessoas em fila de espera por um leito de UTI Covid e a taxa de ocupação já supera 96%. Nesta semana, o Estado ainda bateu recorde no número de mortos em 24 horas, registrando 86 óbitos entre domingo (14) e segunda-feira (16).

Questionado se este não seria o momento de se decretar um verdadeiro lockdown em todo o Estado, Russi afirmou que a possibilidade não foi descartada pelo governador.

“O Governo está fazendo essa análise. É uma decisão do governador. Ele estendeu por mais 15 dias o decreto e esperamos que nos próximos 15 dias os números de contágio e de mortes abaixem, porque precisamos de tranquilidade novamente no nosso Estado”, disse.

Medidas restritivas

Desde o dia 3 de março, os 141 municípios seguem a determinação do Governo do Estado de permitir atividades econômicas apenas da 5h às 19h de segunda a sexta-feira e até 12h nos finais de semana, bem como toque de recolher a partir da 21h todos os dias.

Inicialmente anunciadas para durarem 15 dias, as medidas foram prorrogadas até o dia 4 de abril, uma vez que a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 seguem na casa dos 90% e a pandemia não dá sinais de diminuir no Estado.

Conforme o boletim, até o final desta quarta-feira (16), Mato Grosso já ultrapassou 277 mil casos confirmados da doença e, ao todo, mais de 6,5 mil pessoas já morreram vítimas da doença.