Bem vindo ao Visão Notícias - 29 de Setembro de 2020 - 02:48

SEMANA DECISIVA

Principais partidos deixam lançamento de candidaturas para os últimos 2 dias

15 de Setembro de 2020 ás 07h 12min, por Airton Marques
Foto por Rodinei Crescêncio

Essa é uma semana decisiva para os partidos políticos. Até quarta (16), as siglas devem realizar suas convenções e definir seus candidatos a vereador e, em alguns casos, prefeitos e vices. Na Capital, algumas siglas se adiantaram e já fizeram seus encontros, como o Pros que terá a advogada Gisela Simona na disputa à prefeitura. Os principais nomes, no entanto, só serão confirmados nessa terça (15), penúltimo dia para o ato.

O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que ainda mantém suspense sobre sua eventual candidatura à reeleição, marcou sua convenção para amanhã à tarde, na sede do partido em Cuiabá. Após a convenção, a expectativa é de que a sigla faça um grande ato com todos os partidos aliados e o vice da chapa já definido. Até agora, o emedebista tem apoio de PP, PTB, PV, Republicanos, PL, PSB, PSDB, PTC e Solidariedade. Entre os possíveis nomes para vice está o do ex-secretário de Serviços Urbanos José Roberto Stopa (PV).

Pelo grupo do governador Mauro Mendes, o ex-deputado federal Fabio Garcia também deve ser confirmado na disputa em convenção na terça, na sede do DEM. Já com o apoio do PSD, Fabinho confirmou sua pré-candidatura na semana passada e conversa com seis partidos: PSB, SD, PSDB, Republicanos, PSL e PSC. O vice deve ser indicado por alguma dessas legendas.

Rodinei Crescêncio

Emanuel Pinheiro, Fabio Garcia, Carlos Favaro e Nilson Leit�o

Emanuel Pinheiro e Fabio Garcia, pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá, e Carlos Favaro e Nilson Leitão, que serão confirmados na briga ao Senado

Amanhã ainda devem ser confirmadas as candidaturas de Roberto França (Patriota), Abílio Júnior (Podemos) e Gilberto Lopes (Psol). Julier Sebastião (PT) deve ser o último a ser lançado, em convenção online na quarta (16). O primeiro candidato ao Palácio Alencastro a ser confirmado em convenção foi Paulo Henrique Grando (Novo), no início de setembro.

As legendas têm até às 19h de 26 de setembro para apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos.

Em Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), Flávio Frical (PSB) e Emanuelzinho (PTB) serão lançados em convenções marcadas para quarta.

Senado

Algumas definições para a disputa ao Senado também ficam para os últimos dias das convenções. Dois já tiveram suas candidaturas confirmadas: Tenente-coronel Rúbia Fernanda (Patriota), Euclides Ribeiro (Avante) e Feliciano Azuaga (Novo).

Carlos Fávaro (PSD), que busca se manter no Senado, deve confirmar candidatura amanhã, com o apoio do PP, PV e PTB. Como primeira-suplente da chapa continua Margareth Buzetti, sob indicação do PP e do ex-governador Blairo Maggi. Já a segunda ainda é debatida, servindo de moeda de troca para novos apoios, como o MDB.

Em Sinop, o ex-deputado Nilson Leitão deve ser lançado com o apoio do seu partido, PSDB, e do PL, que terá a segunda suplência (indicando José Marcio Guedes). Júlio Campos, do DEM, deve ficar como primeiro-suplente, mas precisa da decisão da sigla, dividida entre apoiar o tucano ou Fávaro.

Terça ainda será o dia dos lançamentos de José Medeiros (Podemos) e Procurador Mauro (Psol). Para a quarta, é esperado a confirmação das candidaturas de Valdir Barranco (PT), Reinaldo Morais (PSC) e Elizeu Nascimento (DC). O ex-governador Pedro Taques (Cidadania) avalia candidatura e a data da convenção ainda não foi divulgada.