Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Outubro de 2020 - 16:37

ELEIÇÕES 2020

Pesquisa aponta Juarez em primeiro com 31% das intenções de voto

15 de Outubro de 2020 ás 17h 42min, por GC NOTÍCIAS / JAMERSON MILÉSKI
Foto por Divulgação

Os políticos que já foram testados são os protagonistas da eleição 2020 em Sinop. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto MT Dados, divulgada hoje, quinta-feira (15). Dos 6 candidatos, os 3 mais bem colocados são aqueles que já exerceram cargos públicos.

O ex-prefeito de Sinop, Juarez Costa (MDB), foi o mais bem posicionado. Conforme a MT Dados, Juarez recebeu 31% dos votos na pesquisa estimulada – aquela em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam a eleição.

Em segundo lugar está o ex-deputado federal, Roberto Dorner (PRB), com 17%. O terceiro é o ex-senador e suplente de Welligton Fagundes no Senado, Jorge Yanai (Podemos), com 10%.

Os candidatos a prefeito “estreantes” não somaram 6%. O melhor posicionado é o delegado Sérgio Ribeiro (PSL), que disputou o pleito anterior para deputado estadual. Sérgio apareceu com 3% na pesquisa. Na sequência vem o professor Roberto Arruda (PT), com 2% das intenções de votos. Marcelo Stachin (PRTB), registrou 1%.

Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum desses candidatos somaram 15% até o dia da pesquisa. Os indecisos, que ainda não determinaram sua escolha, somaram 21%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em 67 bairros de Sinop. Foram ouvidos 650 eleitores, em entrevistas presenciais. Os pesquisadores recolheram os dados com tablet’s monitorados por GPS. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-03073/2020. A margem de erro é de 3,83%.

PESQUISA ESTIMULADA

Embora os nomes dos candidatos já estejam definidos, o Instituto MT Dados também realizou uma tomada espontânea – quando a lista de candidatos não é apresentada.

Juarez também obteve a melhor performance. O ex-prefeito foi apontado como candidato escolhido por 21% dos entrevistados. Dorner vem na sequencia com 14% e Yanai em 3º, com 7%.

Na espontânea o delegado Sérgio teve 2% das intenções de voto. Arruda e Stachin, 1% cada. A atual prefeita, Rosana Martinelli (PL), também foi lembrada: 1%.

Brancos e nulos somaram 16% - apenas 1% a mais que na estimulada. Os indecisos totalizam 37%.