Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Abril de 2024 - 14:54

POLÍTICA

Não houve respeito, diz Janaina ao criticar Emanuel e até citar secretários afastados

13 de Outubro de 2020 ás 06h 58min, por RD NEWS
Foto por Divulgação

Apesar do período de licença maternidade, a deputada Janaina Riva (MDB) aproveitou o feriado de Nossa Senhora Aparecida para fazer reunião com seu grupo político em Cuiabá e pedir votos ao candidato à Prefeitura Roberto França (Patriota). Essa foi a primeira vez que a parlamentar falou abertamente em apoio ao ex-prefeito, após ter anunciado ao seu partido o rompimento com o prefeito Emanuel Pinheiro, que tenta reeleição.

Janaina decidiu não apoiar o correligionário após Emanuel atacar o pai da deputada, José Riva, que firmou acordo de colaboração premiada (delação), no qual, em um dos trechos, acusa o emedebista de ter recebido R$ 2,4 milhões de propina entre 2011 e 2015, período em que eram deputados.

Na reunião, Janaina critica a Gestão Emanuel e diz que a decisão pelo rompimento não é só uma opção dela, mas de muitos membros da legenda. Afirma que Cuiabá “não está governável” e que se sentiu traída por Emanuel. Além disso, relembra o afastamento de quatro secretários municipais (Huark Douglas, Alex Vieira Passos, Marcus Brito Alax Passos e Luiz Antônio Possas de Carvalho), alvos de investigações sobre possível desvio de dinheiro público.

“Na primeira campanha do Emanuel (em 2016), calcei os meus tênis e fui em todas as reuniões e arrastões de Cuiabá. Não tinha ninguém para andar com a gente. Trabalhamos contra todo o governo. Na Assembleia éramos três (Eu, Emanuel e Zeca Viana) contra toda a base governista. Depois não houve reciprocidade, não houve respeito. Só dou respeito para quem também me respeita. Se não me respeita, não conte com o meu respeito. Acredito que um prefeito precisa de governabilidade, de se relacionar bem com a Câmara de Vereadores e ter tranquilidade para trabalhar. Hoje, não vemos isso em Cuiabá, infelizmente. São 4 secretários afastados, por suspeita de desvio de recursos públicos”, disparou.

A emedebista completou sua fala, dizendo que é preciso pensar na Capital do futuro. “Precisamos pedir voto e apoio ao Roberto França. Levar o que ele fez, as obras no social, desde o Siminina, e o Bom do Bola, Bom de Escola”.

Janaina ponderou que França teve problemas com o funcionalismo público municipal nos oito anos em que esteve no Palácio Alencastro (entre 1997 e 2004). No entanto, garante que o candidato fez compromisso com ela, para que situação parecida não volte a ocorrer.

“Roberto teve o problema com o funcionalismo público. Na minha opinião, foi o maior erro dele em toda a gestão. Foi onde deixou a desejar. Mas, em compensação, das 6 folhas que recebeu atrasadas, entregou com duas, numa Cuiabá que não tinha o orçamento de hoje, de R$ 2,5 milhões. Ele fez esse compromisso comigo, de buscar devolver aquilo que não foi feito aos servidores de Cuiabá. Foi o único compromisso que pedi a ele”, afirmou.

Na reunião com seus apoiadores, Janaina ainda pediu voto para o candidato Carlos Fávaro (PSD) ao Senado e a Luluca Ribeiro (MDB), que disputa vaga na Câmara de Cuiabá.