Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 20 de Abril de 2024 - 05:36

Eleições 2020

MP Eleitoral e Estadual se reúnem para definir estratégias para as eleições suplementares em MT

23 de Janeiro de 2020 ás 15h 06min, por Assessoria
Foto por Assessoria

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em Mato Grosso (PRE/MT), se reuniu com representantes do Ministério Público Estadual para alinhar as estratégias que serão utilizadas nas eleições a serem realizadas em 2020, sendo uma suplementar para o cargo de senador e suplentes já no dia 26 de abril. A reunião foi realizada na sede do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) na tarde de quarta-feira (22).

O foco principal do encontro foi a realização de propaganda fora do período eleitoral pelos candidatos tanto nas eleições suplementares de abril, quanto para as eleições municipais, para a escolha de prefeitos e vereadores. O procurador da República, titular da PRE/MT, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, discutiu junto aos promotores eleitorais os preparativos para as eleições, além de traçar um panorama com as propostas de atuação, visto que Mato Grosso terá dois períodos eleitorais este ano.

Pouchain reforçou que a ideia é trabalhar de maneira coordenada e preventiva, antes e durante o período eleitoral. “Vamos acompanhar de perto situações que podem ter a sua legalidade questionada, situações duvidosas, principalmente em relação a propaganda. É fundamental que desde o início tenhamos um acompanhamento razoável para que possamos também orientar e recomendar aos pré-candidatos e aos partidos para que tenhamos uma campanha legítima”, acrescentou o procurador regional eleitoral.

Para o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) Eleitoral, promotor de Justiça Marcelo Lucindo Araújo, 2020 será um ano de muito trabalho e, por isso, a necessidade de começar cedo as tratativas para o período eleitoral. “A reunião serviu para ajustarmos os ponteiros, uniformizar a atuação e estreitar a parceria entre a Procuradoria Regional Eleitoral e o Ministério Público Estadual. Estamos na fase inicial das tratativas, mas com objetivo de conferir uma uniformidade de atuação, principalmente em matéria de propaganda eleitoral, para desenvolver um trabalho efetivo e que reverta em prol de uma eleição justa, democrática e equilibrada entre todos os candidatos”, afirmou. 

Também participam da reunião os promotores de Justiça Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, Arnaldo Justino da Silva, Cláudio Cesar Mateo Cavalcante, Clóvis de Almeida Júnior, Miguel Slhessarenko Junior e Sérgio Silva da Costa.

PARA ENTENDER - As eleições gerais, realizadas simultaneamente em todo o país para eleger presidente, governadores, senadores e deputados, são acompanhadas no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (2º Grau), ao passo que as locais são acompanhadas pelos promotores eleitorais (1º Grau), ou seja, Ministério Público Estadual.