Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2024 - 15:07

CAMPANHA

Dilmair cobra valorização de campanha contra o suicídio

03 de Setembro de 2019 ás 07h 14min, por Gilson Santos
Foto por Gilson Carlos

O vereador Dilmair Callegaro (PSDB), apresentou na última sessão a Indicação 577/2019 na qual cobra do Executivo Municipal a valorização da campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”.

A campanha nasceu em 2015 através de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O Mês de setembro foi escolhido porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A ideia é que durante todo o mês, sejam realizados eventos como palestras e debates a respeito do suicídio, suas causas e como evitar que as pessoas tirem a própria vida.

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A Organização Mundial de Saúde também afirma que o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos. Já um estudo brasileiro afirma que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, diagnosticados ou não, tratados incorretamente ou não tratados de maneira alguma.

Dilmar justificou a cobrança. “É urgente a necessidade de cada vez mais emanciparmos a discussão e informações sobre o suicídio, hoje possuímos uma realidade em que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo.”

Origem da cor amarela?

Em 1994, um jovem norte-americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro, um Mustang 68, restaurado e pintado de amarelo por ele mesmo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "Fita Amarela", ou "Yellow Ribbon", em inglês.

Também na sessão da última segunda-feira foi aprovada a Indicação 578/2019 na qual o parlamentar sugere ao secretário Gerson Danzer (Saúde), a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia, implantadas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA)/24h.