Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 26 de Abril de 2024 - 20:12

ELEIÇÕES 2020

De 111 prefeitos de 1º mandato, apenas 49 declaram que disputam a reeleição

29 de Setembro de 2020 ás 16h 20min, por Mikhail Favalessa / RD NEWS
Foto por REPRODUÇÃO

enos da metade, ou 44,1%, dos 111 prefeitos que poderiam disputar a reeleição fizeram registro de candidatura para as eleições de novembro declarando que disputam um segundo mandato. O RD NEWS cruzou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o pleito de novembro com informações da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que contabilizou os resultados da eleição de 2016.

O campo onde consta se o candidato disputa a reeleição é auto declaratório, ou seja, preenchido pelos próprios concorrentes. Assim, não há checagem da Justiça Eleitoral e, por isso, o número real pode variar em relação ao informado pela base de dados do TSE.

A base do tribunal informa que 49 prefeitos declararam ir à reeleição, e outros 16 vice-prefeitos também disseram o mesmo. No total, Mato Grosso tem 480 candidatos nos 141 municípios.

Entre os que disputam um segundo mandato estão candidatos como o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que desde 2017 comanda o maior município do Estado. Na menor cidade também há disputa pela reeleição: Silvio Jose de Morais Filho, o Silvinho (DEM), é candidato em Araguainha, município com 946 habitantes, segundo estimativa de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há casos de recuo. Em Sinop, o maior município do Norte do estado, a prefeita Rosana Martinelli (PL) ensaiou entrar na disputa para continuar mais quatro anos à frente do município, mas desistiu depois de ter dificuldades em viabilizar politicamente a candidatura.

Ao todo, 12 partidos têm candidatos à reeleição: DEM, MDB, PDT, PL, PODE, PP, PSC, PSD, PSDB, PSL, Republicanos e Solidariedade.

Apenas seis prefeitos disputam sem coligação, com partido isolado, incluindo a mandatária de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira (PSDB), e o já citado Silvinho.

O prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (DEM), é o mais velho deles com 81 anos de idade. O mais jovem é o gestor de Cotriguaçu, Moises Ferreira (PP), de 35 anos.

Além de Thelma, outras três prefeitas tentam outro mandato: Inês Moraes (DEM) em Torixoréu, Maria Lucia (PL) em Conquista D’Oeste e Luzia Brandão (SD) em Ribeirão Cascalheira. Os outros 46 são homens.