Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 28 de Março de 2024 - 07:06

Câmara Sinop

Comissão de Saúde fiscaliza unidades de atendimento à Covid-19 e elabora relatório

16 de Julho de 2020 ás 09h 15min, por Assessoria
Foto por Assessoria

Depois de visitar unidades de saúde e repartições públicas que atendem – direta ou indiretamente – os casos gripais e casos relacionados ao Novo Coronavírus (Covid-19) em Sinop, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Sinop apresentou um relatório, na tarde da última segunda-feira (13), durante a 21ª Sessão Ordinária.

As visitas foram realizadas pelos vereadores Ícaro Francio Severo (presidente), Maria José da Saúde (relatora) e Hedvaldo Costa (membro) entre os dias 2 e 10 de julho. Ao todo, 13 locais foram visitados.

“Nesse relatório, de 36 páginas, elencamos tudo o que a gente observou nessas visitas. Além de ver de perto a estrutura desses locais que estão atendendo a população, ouvimos as demandas de servidores, médicos e pacientes”, informou Ícaro.

Entre os principais problemas encontrados pelos vereadores, estão: servidores sobrecarregados e, em alguns casos, adoecendo; estrutura física inadequada para o funcionamento do Centro de Coleta de Exames para a Covid-19 (só há ventiladores de teto o que deixa o ambiente abafado; não há pia na sala de coleta, um único banheiro para homens, mulheres, pacientes e servidores; falta de oxímetro e kit de primeiros socorros para serem utilizado em caso de emergência), falta de máscaras N95 (que, segundo servidores, é mais eficiente que a máscara PFF2 fornecida), capotes sendo utilizados e reutilizados de maneira inadequada; falta de farmacêuticos em algumas UBSs que atendem os casos gripais para a entrega dos kits de medicamentos; além da reclamação de pacientes a respeito de um médico residente.

As visitas foram realizadas nos seguintes locais: UPA 24h, UBS Palmeiras, UBS Paraíso, UBS Ibirapuera, UBS Sebastião de Matos, UBS Oliveiras, UBS Menino Jesus, Secretaria Municipal de Saúde, Almoxarifado Municipal, Centro de Coleta de Exames para Covid-19, Hospital de Campanha do bairro Jardim Primavera, Hospital de Campanha Lions e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Veja fotos ao final da matéria.

Conclusões, recomendações e encaminhamentos

Nas conclusões do relatório, os vereadores apontaram que alguns servidores demonstraram receio de sofrer represálias e que as medidas estão sendo tomadas aos poucos, aparentemente de forma não planejada, o que causa transtornos aos servidores e, principalmente, aos pacientes.

Nas recomendações, os vereadores elencaram a necessidade de:

  • Realizar boletins diários ou semanais sobre o recebimento e a aplicação de recursos públicos no combate à Covid-19, com o objetivo de oferecer maior transparência à sociedade;
  • Consultar os servidores públicos da saúde antes de prover a aquisição de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), com o objetivo de utilizar os recursos públicos de maneira assertiva;
  • Adequar a estrutura da Unidade de Coleta de Exames para a Covid-19, situado na Rua das Avencas, a fim de proporcionar melhores condições aos pacientes e servidores, ou realocá-lo para outro endereço, em um prédio mais preparado;
  • Distribuir os kits de medicamentos para a Covid-19 em todas as unidades que atendem os casos gripais, principalmente nas unidades que ainda não estão fazendo essa entrega: UBS Palmeiras, UBS Ibirapuera e UBS Oliveiras. Para isso, caso necessite de farmacêuticos nessas unidades para realizarem a entrega dos medicamentos, que seja providenciado pela Secretaria Municipal de Saúde;
  • Averiguar a possibilidade do pagamento de adicional de insalubridade aos servidores da saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19;
  • Abrir o Hospital de Campanha Lions o quanto antes, atendendo a crescente demanda de pacientes em Sinop;
  • Vir a público esclarecer o caso do possível superfaturamento de máscaras em Sinop.

Cópia do relatório será encaminhado à prefeita, Rosana Martinelli (PL), ao presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PRB), e ao secretário municipal de Saúde, Kristian Barros.