Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 24 de Abril de 2024 - 11:34

Câmara Sinop

Câmara aprova projeto que garante às mulheres exames de prevenção à trombofilia em Sinop

28 de Julho de 2020 ás 10h 24min, por Assessoria / Marcos Silva

Foi aprovado na 23ª Sessão da Câmara de Vereadores de Sinop, realizada nesta segunda-feira (27), o projeto de lei 07/2020, de autoria do vereador Adenilson Rocha, que dispõe sobre o direito de toda mulher ter acesso ao exame que detecta a trombofilia, assim como o respectivo tratamento pela saúde pública municipal.

Adenilson comentou sobre a relevância do projeto. “Este é um projeto muito importante para as mulheres sinopenses, pois a trombofilia pode ocasionar entupimento das veias, inclusive da placenta. Os grandes riscos na gravidez são aborto, restrição de crescimento do bebê, morte fetal e parto prematuro, além de riscos para a mãe, como embolia pulmonar e pré-eclâmpsia”, enfatizou Rocha.

O vereador alerta para o ‘perigo silencioso’ que é a trombofilia. “Existem vários exames para detectar trombofilia, pois ela pode ser hereditária ou adquirida. A solicitação deve ocorrer de acordo com o histórico da paciente e, em alguns casos, há necessidade inclusive de repetir o exame após determinado tempo. É fundamental uma avaliação antes e durante a gestação”, comenta.

A trombofilia se trata de uma condição, não uma doença, que desenvolve trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos). É conhecida como “sangue grosso”, que, na prática, contribui para o entupimento de veias. As mulheres com essa condição têm mais riscos de abortos, assim como de partos prematuros.

O projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, segue agora para ser sancionado pelo executivo.