Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Abril de 2024 - 12:26

Câmara Sinop

Adenilson apresenta projeto que cria "Semana da Gestão Pública" em Sinop

15 de Maio de 2019 ás 08h 44min, por Assessoria
Foto por Marcos Silva

Na sessão Câmara desta segunda-feira (13), o vereador Adenilson Rocha (PSDB) apresentou o projeto que institui a “Semana da Gestão Pública” em âmbito municipal, a ser promovida anualmente durante a primeira semana do mês de outubro.

De acordo com a proposição, a “Semana da Gestão Pública” em Sinop deverá envolver o desenvolvimento de atividades, ciclos de palestras, seminários, campanhas e ações educativas e informativas capazes de proporcionar à comunidade maior conhecimento sobre o funcionamento das instituições públicas executivas, legislativas e judiciárias, em todas as esferas de governo. “Uma parcela significativa da sociedade ainda desconhece as atribuições de cada um dos poderes democráticos instituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário). Muitas vezes, a falta de conhecimento e de uma análise criteriosa sobre o assunto forma uma opinião distorcida sobre a questão e até mesmo afasta o cidadão de discussões que frequentemente acontecem para debater LDO ou LOA, por exemplo, ou mesmo participar de audiências públicas na Câmara Municipal e mesmo durante as Sessões Plenárias”, comenta o vereador.

O principal objetivo do projeto é a facilitação da divulgação de informações sobre as atribuições de cada Poder e os princípios básicos do Estado nos diversos segmentos sociais, como forma de capacitação e formação de munícipes conscientes e com capacidade ampliada de discernimento sobre as funções dos entes do Poder Público.

“O desconhecimento faz com que a população exerça a cidadania de forma equivocada, pois confunde as atribuições dos poderes. Uma parcela significativa da população acha que o Legislativo tem a obrigação de resolver questões fundamentais como malha viária, saúde, educação, transporte, mas essas funções são atribuições do executivo, mas ainda no imaginário popular essa confusão é presente”, finaliza Adenilson.               

Com o aval do plenário, a matéria agora seguirá tramitando regimentalmente nas comissões permanentes do Poder Legislativo, devendo entrar em pauta novamente para ser discutida e votada nas próximas semanas.

Adenilson apresentou ainda dois requerimentos, em um deles o vereador pede informações do executivo sobre uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde com a Universidade Federal de Mato Grosso. Em outro requerimento, Rocha solicita informações a respeito de uma viajem realizada pela prefeita Rosana a cidade de Londrina PR em 2017.

O vereador usou a tribuna para indicar um a empresa de transportes coletivos, uma linha e pontos ônibus no bairro Jardim América. Em outra indicação, Adenilson pede que sejam feitas adaptações nos banheiros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) uma vez que uma pessoa se machucou ao tentar utilizar o banheiro que não é adaptado.

Tanto os requerimentos, quanto as indicações foram aprovadas pelos vereadores e seguem para as pastas competentes.