Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem vindo ao Visão Notícias - 19 de Março de 2024 - 02:42

Política

TCE suspeita de conluio e suspende licitação de R$ 3 milhões

15 de Fevereiro de 2019 ás 07h 40min, por Mídia News

Indícios de conluio entre empresas levaram o conselheiro interino do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Carlos Pereira, a suspender licitação realizada pela Prefeitura de Rondonópolis para contratação de serviços gráficos, no valor de R$ 3.054.593,49.

O conselheiro concedeu parcialmente cautelar solicitada pela Gráfica Print sob alegação de irregularidades no Pregão Presencial nº 51/2018, que teve como vencedora a Gráfica Elisa.

Os auditores da Secex de Contratações Públicas analisaram a documentação e detectaram algumas irregularidades, entre elas a habilitação irregular da empresa vencedora, que não apresentou atestado de capacidade técnica para a realização do serviço.

Zé do Patio

O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio

Os auditores verificaram ainda a prática de atos que se caracterizam como indícios de fraude, como a suspeita de conluio entre empresas participantes, como a Criativa Comércio, Elaine Nadalin-ME e Elias Silva de Andrade-ME.

Os indícios se baseiam na apresentação, pelas empresas, de certidões simplificadas na Jucemat (Junta Comercial de Mato Grosso), revelando data e hora de emissão idênticas; semelhança na diagramação das propostas dessas três empresas; além de apresentação de propostas extremamente baixas, para induzir outras licitantes a serem desclassificadas ou a desistirem de competirem na fase de lances, em favor da vencedora.

A equipe técnica do TCE-MT apurou ainda que a empresa vencedora do certame anexou aos autos um único atestado, emitido por uma empresa de móveis, para quem forneceu carimbos, panfletos, plastificações, encadernações e apostilas.

Os auditores observaram que o serviço prestado a uma empresa de pequeno porte não atesta que a Gráfica Elisa tenha condições técnicas para suportar a demanda de toda a administração direta de um município com as dimensões de Rondonópolis.

O Julgamento Singular nº 150/LCP/2019 foi publicado na edição do Diário Oficial de Contas de quarta-feira (13/02).