Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Março de 2019 - 17:48

Servir e proteger

Policiais recebem elogio do comandante por salvar criança de afogamento

22 de Fevereiro de 2019 ás 08h 29min, por Assessoria
Foto por Assessoria

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, entregou nesta quinta-feira (21.02), em uma solenidade simbólica na sede da 3ª Companhia do Moinho, em Cuiabá, um certificado elogioso a cada um dos sete policiais que atuaram no salvamento do pequeno Yan Kalebe Ferreira, de apenas um ano e um mês, vítima de afogamento em piscina.

Foram elogiados o major Alexandre José Dall’Acqua, os sargentos Armando Souza Fernandes e Clayton de Oliveira Peruare, os alunos do curso de habilitação a oficial Luiz Mario Gonçalves Barbosa e Aluizio Camargo Severino, a cabo Joseane da Silva Souza e o soldado Glauco Benedito da Silva.

Em um trecho do documento, Assis diz: “Graças a sua manifestação essencial aos valores militares, traduzida na dedicação integral a sociedade, o menino recebeu atendimento essencial para conseguir chegar ao hospital com vida e receber os cuidados médicos. Yan já não corre riscos de morte graças ao amor que você manifestou ao exercer a profissão de forma leal e comprometida”, completou.

Na análise do comandante geral, o ato da mãe de buscar socorro levando o filho inconsciente até a Base reflete a confiança e referência às ações da Polícia Militar. E ainda, vem ao encontro da filosofia de seu Comando, que é valorizar o policial e proximidade com a comunidade.

Na sede da Base Moinho, o pequeno Yan, que caiu na piscina e foi encontrado inconsciente, recebeu respiração boca-boca, massagem cardiorrespiratória e assim que apresentou sinais de respiração foi levado para o Pronto Socorro de Cuiabá.

O major Dall’Acqua, comandante da Base Moinho, conta que ele e os outros policiais receberam a criança dos braços da mãe. Ele diz que fizeram respiração boca-boca, massagem e em seguida, com a ajuda de outras unidades da PM, algumas vias foram fechadas para que conseguissem fazer o deslocamento até o Pronto Socorro de Cuiabá.

A Base do Moinho fica próximo a Avenida das Torres, no Jardim Universitário, a pelo menos 8 km do PSM. Dall’Acqua explica que o Samu foi acionado à distância e uma equipe chegou a orientar os policiais no socorro. Todavia, diz, entendeu que o deslocamento na viatura poderia ser mais rápido e decisivo diante da gravidade do estado de saúde do menino.    

O acidente aconteceu na tarde da última segunda-feira (18.02). Yan ficou internado na UTI até quarta-feira, quando ocorreu sua transferência para um leito comum. A previsão da família é que ele receba alta hospitalar nesta sexta-feira (22).

“Meu filho está bem. Nós estamos muito felizes e agradecidos, primeiro a Deus e depois aos policiais. Temos uma dívida eterna de gratidão com esses policiais que salvaram a vida do meu filho”, declarou a mãe de Yan, Antônia Cledina Ferreira, por telefone.