Bem vindo ao Visão Notícias - 11 de Dezembro de 2018 - 16:26
Saúde
04/12/2018 - 16:37h
Grandes empresas de Sinop recebem a capacitação CAT
O evento contou com 43 profissionais que trabalham diretamente no setor de Recursos Humanos (RH)
Fonte: Da Redação com Assessoria

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador e Centro de Referência em Saúde o Trabalhador (CEREST) realizaram na última quarta-feira (28) uma capacitação sobre o Comunicado de Acidente do Trabalhador (CAT). O evento contou com 43 profissionais que trabalham diretamente no setor de Recursos Humanos (RH) de sindicatos, associações e de grandes empresas privadas e filantrópicas de Sinop.

De acordo com o diretor do INSS, Giuliano Paulo do Nascimento Almeida o curso é importante, dado que muitas empresas têm dificuldades em utilizar o programa INSS para o preenchimento correto do documento oficial, o CAT, que serve para notificar e reconhecer a ocorrência de um acidente de trabalho, devendo ser emitido em um dia útil após o evento, ou doença ocupacional. Para casos de óbito, o CAT deve ser elaborado imediatamente.

"No curso abordamos sobre situações que são consideradas acidentes de trabalho, seus beneficiários, doenças ocupacionais, nexo de casualidade, recursos, preenchimento do CAT manual, diferenças entre auxílio-doença acidentário e previdenciário. Outro assunto discutido foi o INSS digital, que é uma inovação do INSS para se relacionar com o cidadão", explica o diretor.

O acidente de trabalho por definição legal é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause morte, perda ou redução (permanente ou temporária) da capacidade para o trabalho. Atualmente, a emissão do CAT é online, e após o envio o documento é imediatamente constatado no banco de dados do INSS.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação