Bem vindo ao Visão Notícias - 11 de Dezembro de 2018 - 16:11
Saúde
15/11/2018 - 12:57h
Prefeitura de Sinop adere à campanha Novembro Azul
A ação destinada a homens tem ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata
Foto por: Divulgação
Fonte: Da Redação com Assessoria

A prefeita Rosana Martinelli (PR) anunciou na manhã dessa terça-feira (13) que as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município aderiram à campanha Novembro Azul, e já estão recebendo os homens com mais de 40 anos para a realização do exame PSA. Ela ressaltou a importância da prevenção para diminuir os dados de mortalidade na classe masculina causada pelo câncer e ainda convocou as esposas a levarem os maridos até uma USB, caso ele tenha resistência em se cuidar.

 

"Estamos convidando todos os homens a irem até os postos de saúde para realizarem o exame PSA gratuitamente. É importante que as mulheres reforcem o convite e chamem seus maridos, porque a prevenção é a melhor maneira de inibirmos o câncer", fala a prefeita.

 

O teste é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue e tem o intuito de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. De acordo com o secretário de saúde, Gerson Danzer não há limite de atendimentos para a realização do exame.

 

"Vamos atender todas a demanda que surgir. Sabemos que o exame de sangue não é o ideal, o correto seria a realização do toque, mas a gente sabe da resistência do homem e por virtude disso vamos liberar o exame de sangue e atender todos que procurarem, independente da quantidade", explica Gerson.

 

A partir do dia 21 de novembro, o secretário também se prontifica a zerar a fila de pacientes que aguardam pela biopsia da próstata, e ainda em atender todos os homens que tiverem alterações nos exames PSA realizados durante este mês. Outra ação da campanha será destinar um urologista em postos de saúde, localizados em pontos estratégicos.

 

O especialista estará disponível na UBS Maria Vindilina II no dia 22, na UBS Jardim Violetas no dia 23, na UBS Jardim Ibirapuera no dia 29 e na UBS Jardim Primaveras no dia 30. Todos os atendimentos serão realizados no período vespertino, das 13h às 17h e não precisa de agendamento.

 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação