Bem vindo ao Visão Notícias - 16 de Novembro de 2018 - 14:07
Saúde
27/10/2018 - 06:20h
Prefeitura de Sinop intensifica campanha Outubro Rosa e oferece mil mamografias neste sábado (27)
A prefeita Rosana Martinelli visitou o SAE para acompanhar a realização dos primeiros exames.
Fonte: Assessoria

A prefeita Rosana Martinelli (PR) acompanhou, nesta sexta-feira (26), a realização dos primeiros exames de mamografia ofertados às mulheres do município. Serão oferecidos nos próximos dias mil exames para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde.

O objetivo da administração é zerar a fila de espera dessa faixa etária e reforçar o atendimento na campanha do Outubro Rosa. Além das mamografias, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza também neste sábado (27) o Dia D da campanha.

"Como mulher e prefeita de Sinop eu reforço o convite para que todas as mulheres façam os exames preventivos. O mês de outubro é importante para a conscientização, mas o cuidado o ano todo", destacou a prefeita.

A campanha de coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias vêm sendo realizadas durante todo o mês de outubro nas unidades básicas de saúde (UBSs). Amanhã, dia 27, os atendimentos serão das 8h às 17h, em todos os postos.

Já nos postos dos bairros Maria Vindilina II, Sebastião de Matos, Jardim Botânico e Violetas, no mesmo dia (sábado 27/10) será realizado o Corujão da Saúde, quando os atendimentos são estendidos até as 20h.

A solicitação da mamografia é feita na UBS e o exame é agendado e realizado no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Avenida das Itaúbas, que também terá atendimento diferenciado nos próximos dias, incluindo sábados e domingos.

"O Outubro Rosa começou no início do mês e todas as unidades de saúde já estão triando e consultando os pacientes e encaminhando para o SAE. Hoje as primeiras mulheres que estão realizando mamografia já passaram por esse processo", explicou o secretário Municipal de Saúde, Gerson Danzer.

A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que o público-alvo da campanha de mamografias são mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Para o caso de mulheres de outra faixa etária é necessário critério médico, para ser autorizado o exame.

Durante todo o mês, o principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar mulheres a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação