Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Abril de 2018 - 18:16
Saúde
11/04/2018 - 15:36h
Prefeitura, entidades, Bombeiros e Tiro de Guerra iniciam ação no centro de Sinop
Fonte: Julia Munhoz

A ação cobrirá todo o quadrilátero central do município, com objetivo de eliminar focos e potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. Ao todo, serão vistoriados aproximadamente 1.500 imóveis (entre comércios e casas) em 54 quarteirões, com uma previsão de quinze dias de trabalho.

O quadrilátero central de Sinop compreende as Avenidas Itaúbas, Embaúbas, Figueiras e Jacarandás. Ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da CDL Sinop, ACES, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. “É uma ação diferenciada. Nós fizemos ano passado uma ação conjunta como essa aqui nessa área e conseguimos identificar vários focos e eliminar, porque é uma ação conjunta e conseguimos mobilizar a população”, explicou o coordenador da Vigilância ambiental Cesáreo Alves.

O diretor da Secretaria de Saúde, Arnaldo Catelan, lembrou que o principal objetivo da ação é conscientizar a população. “A Prefeitura tem trabalhado na conscientização da população, nossas equipes, junto com a sociedade civil organizada, para que além de fazer o mutirão a população entenda a importância de combater o mosquito”.

Para a ação foram formadas duas equipes compostas por agentes de combate a endemias, bombeiros, Tiro de Guerra e representantes da ACES e CDL, que farão as vistorias nos imóveis, principalmente nas calhas. “O trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros é para dar apoio em locais altos, que precisam da escada. O trabalho em altura, quando passa de dois metros, precisa de segurança e o Corpo de Bombeiros é especializado nisso”, explicou o 2º tenente Altair Teroti.

Desde o ano passado, as entidades são parceiras da ação, pois envolve principalmente o comercio. “Primeiro passo é ajudarmos na divulgação e lembrar desse compromisso que todos tem, não só os empresários, mas nas residências, de deixar terrenos limpos. É um pouco diferente quando falamos do quadrilátero central, porque temos muitos prédios, você olha o seu pátio está limpo, mas quando vai olhar a calha ou rufo tem água parada e é, muitas vezes, de difícil acesso, não fica aos olhos para ter a consciência, igual algo que a gente vê. Nesse caso, estamos sempre lembrando os empresários”, ponderou o vice-presidente da ACES, Klayton Gonçalves.

Para o vice-presidente da CDL, Edmundo da Costa Marques Neto, reforçar essa lembrança de limpeza das calhas é fundamental. “É bom para procurar e ver se não há foco do mosquito, porque é muito perigoso morrer, por causa de um mosquito”.

 

Mutirão Contra a Dengue

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado o Mutirão Contra a Dengue no município. Segundo a Vigilância Ambiental 90% do município já foi vistoriado.

Até o dia 6 de abril deste ano, em Sinop foram registrados 144 casos suspeitos de dengue, sendo que desses 60 foram descartados, 46 já foram confirmados e os outros 36 ainda são investigados


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação