Bem vindo ao Visão Notícias - 25 de Fevereiro de 2018 - 24:49
Saúde
07/02/2018 - 13:45h
Prefeita de Sinop lança Mutirão contra a Dengue
O mutirão começa nesta terça e segue por aproximadamente 90 dias..
Foto por: Assessoria
Fonte: Assessoria

Foi lançado na manhã desta terça-feira (06), o Mutirão contra a Dengue em Sinop. No ato, a gestora destacou a importância da população em contribuir com a ação de manter terrenos e calhas limpos, bem como não descartar lixo em terrenos e locais públicos.

“Nós precisamos da participação de todo cidadão sinopense na limpeza dos quintais: não jogar entulho e não jogar qualquer recipiente que possa reter água nos espaços públicos. Ano passado, tivemos um excelente resultado. Conseguimos reduzir de 2,6% à 0% o índice de proliferação do mosquito e, nós queremos que esse destaque nacional, que nós fomos, se repita este ano”, afirmou a prefeita Rosana Martinelli.

O mutirão começa nesta terça e segue por, aproximadamente, 90 dias. Diariamente um carro de som passará pelos bairros onde as equipes farão a coleta do lixo e a visita às residências. O objetivo é informar a população para que faça a retirada do lixo no dia em que as equipes passarem pelo bairro. “Vai funcionar em duas frentes, vamos começar com uma equipe de trabalho aqui no Daury Riva e outra no Jardim Jacarandás e, assim, vamos fazer até encontrar as duas equipes no centro da cidade”, explicou o secretário de Saúde, Arnaldo Catelan.

Durante o mutirão, serão coletados materiais que acumulam água e eletrônicos. Não estão inclusos na coleta restos da construção civil e folhas e podas de árvore ou corte de grama (chamada massa verde). A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“A Secretaria de Obras vai participar no apoio. Esse trabalho vai ser coordenado pela Secretaria de Saúde e Meio ambiente e vamos participar na limpeza, com equipamentos e pessoas para auxiliar na limpeza”, pontuou Lúcio Silva, que comanda a pasta de Obras.

 Participaram do lançamento do Mutirão contra a Dengue a vereadora professora Branca (PR), representando a Câmara Municipal, o tenente-coronel da PM Ottoni, representante do Corpo de Bombeiros e secretários municipais.

Limpeza de áreas públicas

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável já tem atuado em conjunto com as equipes de Agricultura na limpeza de áreas públicas. Nos terrenos particulares, a secretária Luciane Bertinatto explica que serão feitos autos de infração.

“Nós estamos com as equipes da Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente trabalhando em conjunto com três tratores para fazer a manutenção, porém o que encontramos é muito lixo nesses locais então, estamos retirando esse material. Nos terrenos particulares, estamos fazendo como foi no ano passado, a cidade de Sinop tem mais de 15 mil terrenos vazios e nós autuamos mais de 700 terrenos ano passado. Esse ano, vamos dar continuidade, já estão sendo feitos os trabalhos de auto de infração para os proprietários”, asseverou a secretária.

Terrenos urbanos sem manutenção estão sujeitos a multa de 0,50 Unidade Referência por metro quadrado (UR/m²) de área sem manutenção adequada. Para chácaras e propriedades rurais são 500 UR/hectare. O valor atual da Unidade de Referência é de R$ 2,63. A multa varia do tamanho do terreno. É mais fácil promover a limpeza e não pagar a multa”, finalizou a secretária.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2018, visão notícias O seu portal de informação