Bem vindo ao Visão Notícias - 23 de Fevereiro de 2018 - 5:45
Saúde
30/01/2018 - 22:46h
Sorriso: família quer cirurgia sem transfusão sanguínea para religioso internado em estado grave
Paciente sofreu um acidente de trânsito na BR-163.
Fonte: Da Redação com Portal de Sorriso

Um jovem, que mora em Sorriso, segue internado no Hospital Regional de Sorriso (HRS), desde domingo (28), quando sofreu um acidente de trânsito na BR-163, nas proximidades da praça de pedágio.

O rapaz sofreu uma hemorragia no abdômen e, segundo a diretoria da unidade médica, é preciso estabilizar o quadro dele para ser avaliado um eventual procedimento cirúrgico.

Caso a cirurgia seja realmente necessária, a família – que é Testemunha de Jeová, assim como a vítima do acidente – deseja que seja feito um procedimento sem transfusão sanguínea.

As causas do acidente não foram informadas. Sabe-se que o rapaz conduzia uma motocicleta e bateu o veículo em um poste de energia. Até o ontem, o jovem estava no box de emergência do HRS, mas agora se encontra em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado gravíssimo.

Em respeito à religião - que não permite a troca de sangue total -, a unidade médica deu um prazo para que a família viabilize a vinda de uma máquina que permite o procedimento cirúrgico sem a transfusão.

Assim, todo o sangue do campo cirúrgico e também secreções, como urina e líquido linfático, seriam sugados pela máquina para que o paciente receba o próprio sangue. A noiva dele e os demais membros da família aguardam que o equipamento – que se encontra em Várzea Grande -  chegue em Sorriso na sexta-feira.

O aparelho não pertence ao Sistema Único de Saúde, mas a uma junta de Testemunhas de Jeová. O religioso de uma igreja de Sorriso é quem estaria providenciando a vinda do equipamento.

Porém, a diretoria do hospital disse que a família do paciente já foi comunicada que a não chegada do aparelho pode implicar na realização de cirurgia por meio da medicina tradicional, mesmo que o hospital corra o risco de “responder judicialmente por essa decisão futuramente”.

“O Hospital entende a situação da família e respeita, mas fará o que for preciso para salvar a vida do paciente”, enfatizou a diretora. 

Em junho do ano passado, um paciente Testemunha de Jeová passou por uma cirurgia complexa bem-sucedida sem transfusão sanguínea heteróloga - com sangue proveniente dos bancos - no hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista (SP).

Religião

Testemunhas de Jeová acreditam que alguns textos bíblicos proíbem a transfusão de sangue total, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma.

Segundo o site oficial dos Testemunhas de Jeová, a proibição seria indicada em um versículo de Gênesis, por exemplo, que diz que “somente a carne com a sua alma - seu sangue - não deveis comer".

Veja o que consta no site oficial das Testemunhas de Jeová

Nós procuramos para nós e nossa família o melhor tratamento médico possível. Quando ficamos doentes, consultamos médicos com experiência em realizar tratamentos e cirurgias sem sangue. Reconhecemos os avanços que foram feitos no campo da medicina. De fato, os tratamentos sem sangue desenvolvidos para ajudar pacientes Testemunhas de Jeová agora são usados para beneficiar outros pacientes. Em muitos países, qualquer paciente pode escolher evitar os riscos decorrentes de transfusões, como doenças transmitidas pelo sangue, reações do sistema imunológico e erro humano.

Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?

Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29) Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. (Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2018, visão notícias O seu portal de informação