Bem vindo ao Visão Notícias - 18 de Novembro de 2017 - 21:16
Saúde
24/07/2017 - 18:33h
Prefeitura de Sinop realiza ações de orientação sobre hepatites virais
Equipe da UBS Jacarandá orienta pacientes hipertensos e diabéticos....
Fonte: Julia Munhoz

Julho Amarelo foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais, nessa linha a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido algumas ações de orientação e prevenção com pacientes inseridos nos programas e grupos das unidades básicas de saúde do município.

Na UBS Jacarandás a equipe das agentes comunitárias de saúde, com apoio da professora doutora Rosangela Guerino Masochini, da UFMT, realizaram uma ação de orientação com os pacientes hipertensos e diabéticos.

O grupo integra o Programa de Saúde da Família e os pacientes se reúnem mensalmente com a equipe da UBS Jacarandás para receber orientações e participaram de uma palestra com o professor da UFMT, Jean Carlos Lipreri. 

No dia 28 de julho é o dia D da Hepatite, que é uma doença crônica do fígado causada principalmente por vírus, consumo abusivo de álcool e de outras substâncias tóxicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de pessoas em todo o país estão contaminadas com a doença. Somente em dez anos, o Brasil registrou mais de 300 mil novos casos de hepatites virais. Neste mesmo período, mais de 37 mil pessoas morreram em decorrência da doença no país. Atualmente a medicina reconhece cinco tipos da doença: as Hepatites A, B, C, D e E. Destas, a hepatite C é a mais perigosa e a que mais mata em todo o país, uma média de 70% das mortes por hepatite.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, 80% dos casos de câncer de fígado são causados por hepatites virais. A OMS estima também que esta é a maior epidemia da humanidade e que as hepatites virais são 10 vezes mais infecciosas que o vírus da Aids.

 


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
© 2017, visão notícias O seu portal de informação