Bem vindo ao Visão Notícias - 14 de Agosto de 2018 - 12:42
Política
10/02/2018 - 19:36h
Prefeita recebe vice-governador e confirma adesão de Sinop ao programa "Internet para Todos"
Rosana Martinelli (PR) recebeu Carlos Fávaro nessa sexta (09)
Fonte: Da Redação com Assessoria

A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), recebeu o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), na manhã desta sexta-feira (09), para falar sobre o "Internet para Todos", programa do Governo Federal. Na oportunidade, a gestora garantiu que o município está à disposição para receber o projeto, que tem como finalidade garantir a inclusão digital a toda população.

"Estaremos aderindo a programa e acho muito importante a interação da população com a tecnologia. O município está à disposição e vamos fazer o cadastro para que toda a população, principalmente as regiões mais distantes como Gleba Mercedes, Alto da Glória, Camping Clube, Comunidade Selene e outras comunidades, nós vamos fazer o possível, através desse programa, para que sejam beneficiadas", afirmou a prefeita.

Mato Grosso foi o primeiro estado da região Centro Oeste a ser contemplado e Sinop uma das 12 cidades, que receberá o programa. Segundo o vice-governador, o programa deve ser implantado a partir do mês de março.

"É um grande avanço e um programa inovador. A internet não é só para levar comunicação pelo whatsapp ou redes sociais, a internet trás cidadania e oportunidade de crescimento do cidadão, não só o cidadão urbano, mas tem que pensar naquele que está mais longe dos centros urbanos, nos distritos, nas vilas rurais, naquela pequena propriedade. Não dá pra imaginar que o filho de um cidadão que mora lá na Gleba Mercedes não tenha o direito de fazer uma faculdade a distância, não dá pra imaginar que um empresário que quer se estabelecer na Gleba Mercedes fica impossibilitado de ganhar competitividade pela falta de internet, por isso.

Para participar do projeto, os prefeitos devem firmar um termo de adesão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e indicar as localidades. O governo federal disponibilizará os equipamentos e os municípios terão que providenciar o terreno para a instalação da antena, a segurança do local e a aprovação da dispensa de cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) junto às Câmaras Municipais. Já o cidadão, pagará uma taxa bastante reduzida comparada aos valores praticados no mercado, pois, a empresa que atender as localidades contará com garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.

Também participaram do encontro o os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco (DEM) e Pedro Satélite (PSD), o assessor especial do Ministério de Ciências e Tecnologia Tampinha, os vereadores Ademir Bortolli (PMDB), Billi Dal Bosco (PR), professora Branca (PR), professor Hedvaldo (PR), Joacir Testa (PSD) e Ícaro Severo (PSDB), o vice-prefeito Gilson de Oliveira (PMDB), o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota, o empresário Roberto Dorner e secretários municipais.

Satélite

A Telebrás, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), atuará na implantação do Internet para Todos. Lançado em maio de 2017, o SGDC tem capacidade para cobrir todo o território brasileiro, sendo o primeiro do país de uso civil e militar. O projeto é fruto de uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa e contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões.

Além do 'Internet para Todos', o satélite conta com projetos nas áreas de segurança nacional, saúde e educação. "O satélite possibilita que o Brasil tenha o dobro de internet do que possui hoje. E ninguém pode dizer que tem cidadania plena sem o acesso à informação, à comunicação. Esse programa vai revolucionar o nosso estado e garantir que os cidadãos mato-grossenses tenham, de fato, acesso ao mundo", enfatizou Fávaro.


Cadastro de Opinião
Nome:
E-mail:
Mensagem:
Blog's
Curta Nossa Fan Page

© 2018, visão notícias O seu portal de informação